Investigações continuam

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 01/08/2021
Horário 06:00

Os trabalhos para identificar os responsáveis bem como recuperar os quase R$ 2,6 milhões desviados dos cofres da prefeitura de Pirapozinho continuam. Na última sexta, 30, o vereador Claudinei Dinello (PODEMOS), visitou o Delegado da cidade, Rafael Galvão. Galvão conduz as investigações e, para o vereador Dinello, sugeriu uma reunião junto aos representantes do legislativo da cidade para que todos conhecessem os caminhos das investigações sobre o caso.

Sobre os fatos
O caso é tratado como um suposto golpe eletrônico que desviou dinheiro da prefeitura. Tão logo os servidores e o chefe do executivo, Lucas Padovan Santos Pavani (PROS) identificaram os desfalques nas contas já acionaram as autoridades policiais para investigar o caso.

Frio de lascar
As cidades da região prepararam pontos de apoio para receber moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade durante os dias de frio intenso nesta semana. Em Pirapozinho, para se ter uma ideia das baixas temperaturas, na madrugada de sexta-feira, 30, a temperatura registrada chegou a 1o grau. Durante a semana, o Fundo Social realizou busca ativa à população em situação de rua e também distribuiu cobertores para famílias carentes.

Geada afeta preços dos hortifrutis
O frio intenso também afeta diretamente as plantações de todas as regiões atingidas. A queda de temperatura e a geada causam estragos no campo e impulsionam preços de produtos cultivados na região Oeste de São Paulo. Segundo a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do estado de São Paulo), culturas como milho, cana de açúcar, hortaliças e mandioca são as mais prejudicadas com o frio intenso.

Volta às aulas em Pirapozinho
As redes municipal e estadual de ensino preparam as unidades escolares para volta às aulas. Para manter o distanciamento de 1 metro entre alunos, as turmas serão divididas em turmas para acompanhamento das aulas de forma presencial. Enquanto uma turma acompanha aulas presenciais, outra segue de forma remota, na semana seguinte, as turmas invertem e assim, seguirá o calendário escolar.

Novo sistema de ensino
Em meio ao retorno ainda de forma escalonada, a prefeitura de Pirapozinho fará a adoção da metodologia de ensino do sistema SESI. Educadores municipais receberam capacitação para uso dos materiais em sala de aula. Entre os educadores não é difícil encontrarmos professores preocupados com o novo sistema de ensino que será adotado no segundo semestre do ano, em meio a uma defasagem escolar que os alunos enfrentam desde a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia. Os trabalhos dos educadores precisarão ainda mais do apoio dos pais e responsáveis para que os alunos respondam positivamente à nova metodologia.

50% da população vacinada
Sandovalina Covid-19 que permitiu superar a marca de mais de 50% da população imunizada contra a doença. Segundo a prefeitura, a implantação do Vacina Sandovalina contribuiu com esta marca. Parabéns às autoridades.

E ainda em Sandovalina
A secretaria de saúde da cidade lançou a campanha Passe para Frente. A proposta é disponibilizar pontos de recolhimento de medicamentos mesmo fora prazo de validade que não estão sendo mais utilizados. O objetivo é o descarte correto destes remédios. Os moradores poderão depositar medicamentos sem uso na Unidade Básica de Saúde ou no Posto Avançado de Saúde do Assentamento Bom Pastor.

Visita
O prefeito de Tarabaí, José Roque da Silva Lira visitou esta semana, o prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani. No encontro, os chefes dos executivos das duas cidades falaram sobre saúde pública e a volta às aulas nas cidades. De acordo com a prefeitura de Pirapozinho, o trabalho intermunicipal possibilita melhorar resultados nas duas cidades.

Veja também