Investir em segurança é um caminho sábio

EDITORIAL -

Data 27/01/2023
Horário 04:15

A volta às aulas já é realidade para muitas famílias e, para algumas outras, as próximas semanas serão de retorno para as salas de aula. Ansiedade toma conta da molecada que não vê a hora de reencontrar os amigos. Até os universitários – especialmente aqueles que estão entrando no ensino superior – estão tomados pelo nervosismo desta nova fase. É sempre tempos de festa para o começo de ano letivo.
A segurança dos alunos que passam boa parte do dia no ambiente escolar é algo que deve ser revisto todos os dias, sempre pensando no melhor para quem fica ali e, claro, na paz dos pais que deixam seus filhos. Todo cuidado é pouco para as escolas e qualquer possibilidade deve ser levada em consideração. Investir em segurança, realmente, nunca é demais!
É o que Santo Anastácio, por exemplo, vem fazendo. Escolas do ensino fundamental da cidade estão passando por processo de adequação no que diz respeito à prevenção e segurança. Segundo a Prefeitura, depois da instalação dos equipamentos para prevenção e combate a incêndio e pânico em todas as creches municipais e o recebimento do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) – um documento que atesta a segurança de uma edificação -, agora é a vez das escolas municipais do fundamental. A instalação finalizada conta com uma rede de alarmes para alertar a todos, caso tenha algum foco de incêndio, e com um sistema de hidrante que conta com a atuação de outros três subsistemas que são: sistema de reserva – da água liberada sobre o foco de incêndio; o de pressurização – que é o controle da pressão da água; e o de comando – que é o direcionamento e comando do jato de água para um combate mais eficiente das chamas.
É preciso se atentar à estrutura o tempo todo para que em qualquer ocasião o prédio e as pessoas estejam preparados para agir da melhor maneira possível. Investir em segurança é investir em qualidade de vida e em uma paz de que tudo o que é necessário foi feito. Importante os pais prestarem atenção nestes pontos e cobrar dos responsáveis pelas unidades escolares ações que melhorem sempre o local de onde os pequenos ficam.
 

Publicidade

Veja também