Ioga ajuda adultos e crianças a passarem pelo distanciamento

Todos os domingos, às 10h, canal do Sesc no YouTube disponibiliza vídeos para prática em casa; neste mês, aulas são com a professora Arlete de Domenico

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 28/08/2020
Horário 08:24
Sesc Thermas - Práticas corporais contribuem para o público encarar o momento de forma mais leve
Sesc Thermas - Práticas corporais contribuem para o público encarar o momento de forma mais leve

Sentir o frescor das árvores, ouvir o canto dos pássaros, contemplar o azul do céu. Essas eram as sensações experimentadas durante as aulas presenciais de ioga no Sesc Thermas de Presidente Prudente aos domingos. Mas, ainda que diante de uma pandemia, a unidade segue com a missão de levar saúde e qualidade de vida aos lares, mesmo que de maneira virtual.
De uma hora para outra, tudo mudou. Rotinas foram alteradas e os planos adiados. Em meio a isso, a continuidade das práticas esportivas, tão importantes para o bem-estar físico e mental, tornou-se obstáculo devido à necessidade de adaptação para um ambiente até então incomum aos adeptos, o doméstico. 
Nesse contexto, além de oferecer inúmeras possibilidades esportivas durante o período de isolamento, o Sesc Thermas leva a tradição das aulas de ioga aos domingos às casas das pessoas, entendendo a prática como uma importante ferramenta no combate às tensões provocadas pelo momento.

Ioga, um agente transformador

Uma matéria publicada recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil destacou a importância da ioga para aliviar o estresse durante a pandemia. 
Não importa onde, ela segue modificando vidas. Assim aconteceu com Mayara Bonfim, que encontrou na ioga um exercício de relaxamento e conexão com o corpo. “Foi uma descoberta maravilhosa, os benefícios são tremendos. Ajuda muito na respiração, consciência corporal e de sentimentos; de se sentir presente, a gente se sente segura”, completa a iogue. 

“AS PESSOAS PRECISAM COMEÇAR COM POUCO. CINCO, DEZ MINUTOS POR DIA. FAZER UMA MEDITAÇÃO, OUVIR UMA MÚSICA, SABE. TIRAR UM TEMPINHO PARA VOCÊ. PORQUE A IOGA NADA MAIS É DO QUE VOCÊ SE RECONECTAR, ESTAR EM CONTATO COM VOCÊ MESMO E APRECIAR SEU CORPO, SUA PRESENÇA, SUA RESPIRAÇÃO”
Mayara Bonfim

“As pessoas precisam começar com pouco. Cinco, dez minutos por dia. Fazer uma meditação, ouvir uma música, sabe. Tirar um tempinho para você. Porque a ioga nada mais é do que você se reconectar, estar em contato com você mesmo e apreciar seu corpo, sua presença, sua respiração”, aconselha Mayara, que é analista contábil e enxergou na quarentena a possibilidade de se aproximar ainda mais da prática com as aulas virtuais do projeto Ioga para Todos [em casa], realizado pelo Sesc Thermas.

Crianças podem e devem participar

Além de ser uma atividade relaxante, representa um momento lúdico na rotina dos pequenos, que também sentem as tensões do isolamento social. Há quem diga, inclusive, que eles não levem muito a sério. Mas não é essa a realidade que a professora Fernanda Neves, mãe da Isabela, 7 anos, vivencia. 
“Ela preparou tudo, colocou o celular para assistir à aula e começou a fazer. Ela me chamou para fazer junto e a gente pensa ‘ah, mas é criança, né, criança não vai fazer’. Não, ela ficou concentrada, prestando atenção e foi uma experiência muito gostosa”, relembra Fernanda sobre a aula que acompanharam pelo canal do Sesc prudentino no YouTube. 
Para a mãe, o momento está sendo bem difícil para as crianças, que ficam isoladas o tempo todo com irmãos e, em certas ocasiões, ficam nervosas. “É uma maneira dela [Isabela] se concentrar, de ter um momento de calma, treinar a respiração. Acho que está sendo bem interessante. A aula ficou gravada e ela fez de novo”, conta. 
“Dentro de casa é meio difícil com os barulhos da rua, os cachorros latindo. Mas foi muito legal, sim. Eu procurei um lugar silencioso para conseguir prestar atenção”, relata a pequena Isabela. 

Ioga para Todos (em casa)

Com vídeos disponibilizados todos os domingos, às 10h, no canal do Sesc Thermas no YouTube, o projeto Ioga para Todos [em casa] estimula a continuidade da prática indiana milenar em meio à pandemia e, neste mês, conta com aulas protagonizadas pela professora Arlete de Domenico.
Para Daniel Yonashiro, monitor de esportes do Sesc Thermas, as práticas corporais contribuem para o público encarar o momento de forma mais leve e buscar o autoconhecimento. “Além de valorizar profissionais da área da ioga em Presidente Prudente, que estão impedidos de trabalhar e são contratados, é uma maneira que as pessoas têm de se reconectarem por meio da prática, de uma forma on-line, mas com uma mensagem bastante próxima”, destaca ele. 

SERVIÇO
Como assistir às aulas:
YouTube > youtube.com/sescthermasprudente

Sesc Thermas
Aula de ioga Sesc Thermas de Prudente
Isabela, 7 anos, colocou o celular para assistir à aula e começou a fazer


 

Publicidade

Veja também