Ipem verifica e aprova radares em quatro endereços de Prudente

Passaram por inspeção os equipamentos localizados na 14 de Setembro, nº 2.564; Avenida da Saudade, nº 1.551; Rodovia Arthur Boigues Filho, km 6; e Manoel Goulart, nº 2.070, sentido centro/bairro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2022
Horário 13:50
Foto: Ipem-SP
Inspeções foram realizadas por equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente
Inspeções foram realizadas por equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, na sexta-feira, verificação metrológica nos radares instalados em Presidente Prudente. Trata-se dos equipamentos localizados na Rua 14 de Setembro, nº 2.564; Avenida da Saudade, nº 1.551; Rodovia Arthur Boigues Filho, km 6; e Avenida Manoel Goulart, nº 2.070, sentido centro/bairro. Todos foram aprovados.

Diariamente, o órgão faz a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

O procedimento leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.  

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente.  

Publicidade

Veja também