Ir mais longe

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 23/07/2023
Horário 04:30

“Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã.
Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.”
(Êxodo 3,1)

Na quarta-feira da 15ª semana comum, a primeira leitura da missa – do livro do Êxodo – trouxe um ponto interessante que não deveria passar despercebido. Moisés estava pastoreando os rebanhos do seu sogro Jetro, mas desta vez ele foi mais longe do que costumava, até chegar ao monte Horeb, onde se encontrou com Deus.
O encontro com Deus aconteceu quando Moisés “ousa ir mais longe”. Podemos estar cansados de buscar bons resultados em nossa vida cristã fazendo a mesma coisa todos os dias; podemos estar cansados de buscar bons resultados na educação de nossos filhos usando os mesmos métodos todos os dias; podemos estar cansados de buscar bons resultados na evangelização fazendo a mesma coisa todos os anos... Mas somente quando ousamos fazer algo diferente é que os resultados também são diferentes. Às vezes, é preciso ir além, dar um pouco mais, fazer algo diferente, inovar, sair da rotina e ousar.
O Evangelho do dia (Mateus 11,25-27) nos dá o segredo de por que pessoas simples e humildes nos surpreendem com um conhecimento profundo de Deus sem ter estudado teologia ou sem ter nenhum tipo de preparação acadêmica. Há pessoas que não sabem ler nem escrever, mas apenas ouvir um texto bíblico e compreendê-lo imediatamente, tirando dele uma mensagem prática, sem complicações ou complexidades. A Bíblia está repleta de histórias nas quais Deus se dá a conhecer aos simples, humildes, pobres e esquecidos. Por outro lado, os “sábios e entendidos”, seguros de si, têm muita dificuldade em abrir-se às surpresas de um Deus-mistério que age de forma imprevisível à nossa razão e capacidade de compreensão.
Os doutores da Lei, que ocupavam a cátedra de Moisés, atribuíam a obra de Jesus ao poder do príncipe dos demônios. Sentindo-se tão seguros, sábios e compreendidos, pensam que não há nada a aprender com o filho de um carpinteiro, humilde e de uma cidade simples. Essa segurança em sua doutrina cega seus olhos e ouvidos, fechando-os para a ação de Deus em suas vidas. Cuidado porque quando questionamos tudo e descobrimos tantas coisas que a ciência nos oferece, corremos o risco de questionar o próprio Deus e nos fechar à salvação que Ele nos oferece, porque nos sentimos tão seguros do que temos ao ponto de considerar Deus supérfluo.
Neste Dia dos Avós e dos Idosos, Deus nos dê um coração simples para que a simplicidade do Reino nos atraia mais que o vão conhecimento deste mundo, e nos faça ir ao encontro de gerações: jovens e idosos. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também