Irmãos Portela

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/10/2022
Horário 04:19

Os irmãos Portela são duas figuras conhecidíssimas nos meios políticos de Presidente Prudente e região: o Wilson, que foi vereador e secretário municipal, e o Edson, que é assessor do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). 

PRIMO DELES
O primo deles em segundo grau, por parte de mãe, Aparecido Andrade Portela (PL) é o 1º suplente da chapa da Tereza Cristina (PP), que se elegeu senadora pelo Mato Grosso do Sul com mais de 829 mil votos.

AMIGO PESSOAL 
Mais conhecido como Tenente Portela, ele entrou na chapa a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é amigo pessoal desde 1979. Ele era soldado comandado pelo então tenente Bolsonaro no Exército em Nioaque, no Pantanal-sul-matogrossense.

DIRIGIA A KOMBI 
Desde então, mantiveram a amizade. Consta que, naquela época, Bolsonaro juntou dinheiro e comprou 35 hectares de terra. Nos finais de semana, cultivavam arroz. Iam de Kombi para a propriedade e quem dirigia era o então soldado Portela. 

AGULHAS NEGRAS 
Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, o então tenente Bolsonaro foi designado para o 9º Grupo de Artilharia de Campanha, em Nioaque, onde morou de 1979 a 1981.

PEDIDO PESSOAL 
Nas eleições de 2022, o Tenente Portela seria candidato a deputado, mas atendeu pedido pessoal do presidente candidato à reeleição Jair Bolsonaro e saiu como 1º suplente para o Senado e agora poderá ser senador.

TROCA DE CADEIRA 
Diante da hipótese da reeleição do presidente Bolsonaro e da possibilidade de Tereza Cristina ser reconduzida ao cargo de ministra da Agricultura, a cadeira do Senado ficará com o Tenente Portela. 

NATURAL DE TARABAI 
O Tenente Portela é apontado como integrante do serviço de informação do gabinete do presidente da República. Além de oficial do Exército Brasileiro, é fazendeiro radicado em Campo Grande (MS). O Tenente Portela é natural de Tarabai.

CARTÃO DE PRATA 
Os 13 vereadores da 18ª Legislatura prestarão homenagem à Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) pelo transcurso de seu aniversário de 50 anos. O que ocorrerá amanhã à noite na Câmara Municipal, no intervalo da sessão ordinária, com a entrega de Cartão de Prata.

MOÇÃO DE APLAUSOS 
Na sessão será apresentada Moção de Aplausos à Unoeste pelo crescente desempenho da pós-graduação nas avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Iniciativa da vereadora Professora Joana D'Arc (PSB).

CATEGORIA LITERATURA 
Moção de Aplausos do vereador William Leite (MDB) para a colega jornalista e professora universitária Lêda Márcia Litholdo, por seu histórico e por ter sido homenageada na 13ª edição do Troféu Benjamin Resende, na categoria Literatura.  

EM SÃO PAULO
O diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional, Francisco Torturello, viajou para São Paulo na última sexta-feira (7) e retornará na quinta-feira (13). Participa da reunião de fechamento das demandas da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Publicidade

Veja também