Irmãs da Ordem Carmelita visitam Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 01/02/2022
Horário 04:11
Foto: Cedida
As irmãs Elen e Vivian
As irmãs Elen e Vivian

Durante todo o período de pandemia, o padre Umberto tem recebido visitas de várias pessoas que o procuram pessoalmente para um conselho ou mesmo um bate-papo. Geralmente são pessoas que chegam à cidade para conhecer as obras do santuário e se admirar com o trabalho que em muito irá engrandecer o turismo religioso da região. Recentemente, ele recebeu a visita de duas religiosas da Ordem das Carmelitas, para conhecer o que se está fazendo em Santo Expedito. Foram recebidas pelo padre Umberto, que deu todas as atenções para as irmãs.

As irmãs
Elas são de São Paulo, muito embora estivessem em Presidente Epitácio visitando um grupo de irmãs da mesma ordem. Tratam se das religiosas Elen e Vivian, que ouviram do padre Umberto todos os relatos relacionados às obras do santuário. Elas também vieram buscar apoio para uma campanha que está sendo desenvolvida naquela cidade, para a construção de uma casa, uma vez que receberam em doação um terreno e pretendem edificar algo para o desenvolvimento dos trabalhos das Carmelitas junto à comunidade epitaciana.

Missa dos romeiros
No domingo, como de costume, foi celebrada a Missa dos Romeiros, com início às 10 horas. Como uma proteção de Santo Expedito desta feita não haviam muito que residiam na Nova Alta Paulista. Os poucos que lá estiveram foram embora e evitaram, assim, as fortes chuvas que caíram na região, quando foi danificada a pista da Rodovia Júlio Budiski (SP-501) entre Flora Rica e Irapuru, interrompendo o tráfego nos dois sentidos, até que o DER (Departamento de Estrada de Rodagem) tome uma providência.

Prefeito
Embora o município de Santo Expedito esteja vivendo como todos os demais uma tensão muito grande em relação à epidemia, o prefeito Nenê Betio continua atento a vários serviços que estão sendo executados na cidade, visando dar mais segurança e conforto aos romeiros que aqui chegarem, quando realmente tudo estiver sob controle. Ele diz que as ações possíveis e de alcance da administração estão sendo feitas nesse período, para que não sejam executadas com atropelos quando do retorno maciço do grande número de fiéis que sempre estiveram em Santo Expedito.

Agradecimentos
Lourdes Santana, de Presidente Prudente, em contato com a coluna para informar que no dia 19 de abril, Dia de Santo Expedito, receberá seis pessoas de sua família que visitarão Santo Expedito, a fim de agradecer uma graça alcançada, quando na semana passada fortes chuvas danificaram várias casas no bairro, mas as que moravam em nada foram atingidas. Eles são devotos de Santo Expedito e afirmam que sempre participam das festas ao santo protetor.

Carnê
Padre Umberto agradece a todos que procuraram a secretaria buscando informações da campanha do metro quadrado. Ele acredita que a nota divulgada na última semana surta bastante efeito e ajude a reforçar o caixa da construção do santuário, que já caminha para a reta final, em relação ao seu acabamento.

Preucupação
Preocupado, mas atento com a velocidade de contágio da variante Ômicrom, padre Umberto conclama a todos os fiéis e romeiros que visitarem Santo Expedito, que tomem todas as precauções seguindo à risca as determinações das autoridades da saúde, em especial as de nível municipal, pois estão mais próximas da realidade.

Reforçando
Segundo ele, todos devem usar máscara, higienizar as mãos, evitar aglomerações, pois alerta que, embora a variante Ômicron não seja tão agressiva, ela é de contágio rápido. Conclui que ninguém ainda sabe das consequências e sequelas que podem ser deixadas pela mesma. Padre Umberto pede muita calma e muita cautela por parte de todos os fiéis.

Fé em trova
Meu Santo Expedito, eu peço
Me dê sempre a sua alegria
Proteja a humanidade
Dessa intrusa pandemia.
(José Costa)

Publicidade

Veja também