Itamar Xavier usa a arte como forma de esperança

Envolvido em 4 projetos simultaneamente, artista prudentino utiliza de seu trabalho para levar a conscientização e fomentar a reflexão social

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 02/05/2020
Horário 09:55
Itamar Xavier - Itamar diz que momento é de inspiração e estudos para artistas produzirem seus trabalhos
Itamar Xavier - Itamar diz que momento é de inspiração e estudos para artistas produzirem seus trabalhos

Em tempos de pandemia, manter a mente ativa é mais do que uma boa oportunidade para enfrentar dias tão inusitados. Olhar para frente e ver na dificuldade a esperança se faz necessário, e é justamente isso que tem feito o professor e artista, Itamar Xavier, em Presidente Prudente. Envolvido em quatro projetos simultaneamente, ele utiliza de sua arte para levar a conscientização e fomentar a reflexão social.

Os quatro projetos são: “O melhor de Prudente”, em que ele retrata personalidades prudentinas; a produção de aulas virtuais de desenho e arte, e assim contribuir para que as crianças possam ter uma opção de atividade para fazer durante a quarentena; além da organização de um concurso de desenho junto à Seduc (Secretaria Municipal de Educação), para alunos da rede municipal. “Por fim, fui convidado por um médico para fazer desenhos de conscientização sobre o uso de máscaras em um prédio na Avenida Manuel Goulart”, aponta.

Para o professor, esse período de quarentena é visto como um momento único para o artista, que normalmente precisa ter outro emprego para pagar as contas e sobreviver com “mais dignidade”. “Dessa forma, o artista nem sempre foca totalmente na arte, e com a quarentena ele tem mais tempo para isso, para pesquisas e estudos, aumentando o número de produções”. Para ele, este também é um momento de inspiração, visto que a arte é social e reflete como vive uma determinada sociedade.

Itamar ainda afirma que acredita na contribuição deste momento de isolamento para que a arte seja libertadora, visto que ela possibilita o entretenimento através de filmes, literatura, músicas ou na apreciação de uma obra pintada. “Isso ajuda muito a passar por essa situação que estamos vivendo”.

SAIBA MAIS

O professor e artista, Itamar Xavier, aponta que durante este período, pintou muros com a temática em questão e outro na Seduc com o tema educação. “Além disso, pintei cerca de 20 quadros com homenagens a personalidades, como os cantores Kell Smith, Thiaguinho e o jornalista Altino Correia”. A maioria das telas produzidas fará parte de uma exposição pós-quarentena, outras foram encomendadas ou vendidas pela internet.

Fotos: Itamar Xavier

Em um de seus projetos, ele pintou cerca de 20 quadros com homenagens a personalidades


Tela com o rosto do jornalista Altino Correia integrará exposição

 

 

 

Publicidade

Veja também