JÔ e LHO

Jô e Lho dormem juntos todos os dias. Eles parecem gêmeos, viram para a esquerda e para a direita. Jô e Lho acabam ficando, um por cima do outro. Quando Jô não está por baixo, é Lho quem está. Todo dia, tudo igual para Jô e Lho. Quando Jô e Lho fazem um X, o Jô fica por cima de Lho ou Lho em cima de Jô. Eis aí o X da questão. Às vezes, Jô e Lho permanecem num ângulo de 90 graus. Jô e Lho oram para Deus. Pedem aos anjos e Santos as suas bênçãos. Pedem também para Maria e Jesus um ano novo cheio de paz, amor, saúde, esperanças e fé. 
Temos Jô e Lho subindo os degraus das escadas do Senhor do Bonfim. Jô e Lho são inseparáveis. Às vezes, Jô não tem o Lho. Torben Schmidt Grael, iatista, o perdeu num acidente participando de uma regata em 1998. Uma lancha invadiu a área da competição e bateu no barco em que estava o iatista. Lamento muito. Nesse ano de 2022 vamos respeitar ainda mais, quando o Jô falta ou então, o Lho. Jô e Lho são muito articulados. Sabem tudo. Às vezes, Jô cansa de Lho ou Lho cansa dele mesmo. Todos nós cansamos. Jô pode virar prótese de titânio. E Lho sofre também. Ou aguenta bem. Quem entende bem desses detalhes são os melhores amigos deles: o ortopedista e o fisioterapeuta. 
O Jô e Lho são amigos dos pés. Aonde um vai o outro, também. E o tornozelo é compadre deles. Jô e Lho são cúmplices nas caminhadas, no trabalho, semáforo, hospital e durante toda uma vida. Um dia o Jô e Lho encontra-se com outro Jô e Lho. Dá-lhe ângulos de 90graus, 180 graus, 270 graus ou 360 graus. Jô e Lho casam-se e nascem vários Jô e Lho. E assim os Jô e Lho multiplicam-se. 
Viver a vida é preparar-se para circular. Viver não é nada linear. Em cada curva uma surpresa e o inusitado. Um dia o Jô e Lho permanecem para sempre virados para o céu, imobilizados, onde os pés e todo o resto são seus cúmplices. Olham para o céu até fecharem a sua porta. Adeus JÔ e LHO. Somos mortais, enfim, não deixem para amanhã o que podem fazer hoje. Feliz ano novo! Perdoem, amem, dialoguem, esperem a sua vez, respeitem o próximo, principalmente quando, desconhecerem a sua história. Respeitem a nossa mãe terra. Preserve o meio ambiente. Tolere o sofrimento, a dor ou frustrações, pois, é aí que está o sentido da vida. Não há soluções mágicas, elas são muito caras e dispendiosas. O ideal é simbolizar ou re-significar os valores, as perdas e problemas. Sempre haverá um Jô e Lho que poderá auxiliar ou compartilhar com o seu Jô e Lho. Feliz 2022.
 

Publicidade

Veja também