Jaguatirica é capturada na área urbana de Dracena e reinserida na natureza

Felino foi solto no interior do Parque Estadual do Rio do Peixe, em Presidente Venceslau; espécie está ameaçada de extinção

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2022
Horário 10:25
Foto: Polícia Militar Ambiental
Felino foi encontrado no perímetro urbano de Dracena
Felino foi encontrado no perímetro urbano de Dracena

Equipes da Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros realizaram, nesta sexta-feira, a captura de uma jaguatirica encontrada no perímetro urbano de Dracena. Por estar em boas condições sanitárias, o animal foi solto no interior do Parque Estadual do Rio do Peixe, em Presidente Venceslau.

De acordo com a Polícia Ambiental, a jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça-pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis e pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno. Ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar. Embora possa ser encontrada caçando de dia. É um animal solitário e territorialista. Seu território é marcado por fezes ou urina. Possui grande habilidade, inclusive para escalar árvores. Em alguns casos, é possível ver as jaguatiricas nadando para caçar peixes.

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Possui uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. Sendo assim, com a cauda, pode medir até 1,40 metro. Em relação à altura, possui cerca de 50 cm.

Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas. Nas patas dianteiras, possuem cinco dedos com garras, e nas patas traseiras, quatro dedos com garras. Suas unhas são bem afiadas, uma vez que constantemente afiam nas árvores.

Pelagem e alimentação

A pelagem desses animais é curta, macia e brilhante, com coloração que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. Possuem manchas e listras no corpo todo, sendo que na barriga são mais claras. Possuem grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor. Portanto, a jaguatirica é confundida muitas vezes com esse outro felino.

A jaguatirica é um animal carnívoro e predador que está no topo da cadeia alimentar.

Ela se alimenta da carne de outros animais menores, por exemplo, mamíferos, peixes, répteis, roedores, aves, dentre outros. Possui dentes bem afiados que facilitam a digerir seus alimentos.

Reprodução da espécie

A jaguatirica é um animal mamífero. A maturidade sexual das fêmeas ocorre entre 16 e 18 meses de idade (cerca de 1 ano e meio). Já os machos atingem a maturidade sexual pouco depois das fêmeas, com aproximadamente 2 anos. O cio das fêmeas dura cerca de uma semana, momento em que acasalam. Quando prenhas, as fêmeas costumam dar à luz a um filhote somente. Há casos mais raros em que podem nascer mais de um (no máximo quatro). A gestação é de aproximadamente 80 dias e elas podem amamentar o filhote até os 9 meses. As fêmeas cuidam de seus filhotes sozinhas e os ensinam a caçar.

A jaguatirica está ameaçada de extinção, conforme decreto estadual nº 68.853, de 27 de novembro de 2018.

Publicidade

Veja também