Janeiro Branco: abrace a saúde mental!

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/01/2023
Horário 09:22
Foto: Cedida
Guilherme com a equipe da Secretaria da Assistência, Cras e vereadores
Guilherme com a equipe da Secretaria da Assistência, Cras e vereadores

“Janeiro Branco”, uma campanha segundo o psicólogo Guilherme Monteiro, especialista em arteterapia, saúde mental, pós-graduado em psicodrama, existente já há 10 anos, mas ainda pouco conhecida, pouco comentada, e que tem como objetivo central, construir dentro de empresas, que facilitem espaço para uma conversa sobre a importância de saúde mental. “Um assunto que deve ser tratado tanto no setor público quanto privado”, destaca o profissional, que responde pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e da Casa da Criança e do Adolescente de Iepê.
Aí pode vir a pergunta. Mas por que em janeiro? Porque é o mês que simboliza recomeço, quando as pessoas geralmente têm o pensamento lá em dezembro de que vai começar academia, uma alimentação melhor, etc., e não é o que acontece e acabam se frustrando.
“E em cada ano a campanha trabalha um tema-chave e neste é exatamente ‘Equilíbrio’. Ou seja, você se conhecer para trazer num equilíbrio cada vez mais saudável pra estar lidando com as suas dificuldades, com as suas demandas dentro e fora da empresa”, expõe o profissional.
Seguindo as campanhas mensais realizadas pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, que formam a “rede multidisciplinar” que Guilherme conseguiu construir, as equipes montaram para este mês um cronograma legal com palestras, formação para profissionais das pastas, das unidades de saúde da cidade, e da Prefeitura, com a psicóloga Joyce Tenório, do programa Psicólogos Online.
Guilherme se alegra em contar que pela primeira vez Iepê teve o reconhecimento nacional pelas ações que realizam com os temas de saúde mental, serviços de convivência social, e foram convidados a apresentar estas ações no 3º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em novembro de 2022, em Recife (PE), mas infelizmente por questões financeiras não puderam estar presentes. “Porém, o grande ganho que guardamos é uma cidadezinha do interior como a nossa estar desenvolvendo um trabalho de extrema importância como esse”, gratifica-se o profissional da saúde mental.

Publicidade

Veja também