Janeiro registra 220,4 mm de chuvas a menos que em 2021 

Dados são da estação do Inmet; segundo professor de Agrometeorologia da Unoeste, este verão não tem tido uma sequência grande de dias chuvosos, como é comum para estação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/01/2022
Horário 08:33
Foto: Jéssica Ceribelli
Até hoje o tempo deve ficar firme na região; a partir de amanhã será marcado por bastante umidade 
Até hoje o tempo deve ficar firme na região; a partir de amanhã será marcado por bastante umidade 

O mês de janeiro tem sido marcado pela maior frequência de chuvas no oeste paulista. Contudo, o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, expõe que, conforme dados da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até o momento choveu 97,6 mm (milímetros) em Presidente Prudente. Enquanto que no ano passado foram registrados 318 mm (Estação da Unoeste). Ou seja, 220,4 mm a menos. 
“Não só em Prudente, mas na região, de maneira geral, as chuvas estão abaixo da normalidade, na verdade, desde novembro as chuvas têm sido abaixo do costumeiro na região. Nesse verão não temos tido uma sequência grande de dias chuvosos, como é comum para a estação, e ainda, as chuvas não estão sendo gerais, ou seja, muitas chuvas isoladas”, ressalta o professor.
Ele explica que é característica do verão na região as chuvas serem mais incidentes no início do ano. Aliás, janeiro é o mês mais chuvoso do ano e, normalmente, são registrados 13 dias com chuva no mês. “O período chuvoso no oeste paulista vai de outubro a março. Nesse período chove 72% do total do ano”, cita.
Alexandrius menciona que até esta terça-feira o tempo deve ficar firme na região. A partir de amanhã bastante umidade se desloca para o oeste paulista e os últimos dias do mês devem ser marcados pela ocorrência de chuva. “A partir da 2ª quinzena de março, com o início do outono, as chuvas ficam menos frequentes e iniciam os períodos de estiagem na região”, diz o professor de Agrometeorologia da Unoeste.

Publicidade

Veja também