JBS retoma operações em Presidente Epitácio

Empresa atuará por meio de dois de seus empreendimentos: a JBS Transportadora e a Orygina, produtora de insumos para a indústria farmacêutica, que já funciona em Campo Grande

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 16/06/2020
Horário 07:45
Arquivo - Negócios funcionarão no local onde antes funcionava o frigorífico, que foi desativado em 2016
Arquivo - Negócios funcionarão no local onde antes funcionava o frigorífico, que foi desativado em 2016

A JBS anunciou que vai retomar sua operação em Presidente Epitácio, por meio de duas de suas empresas: a JBS Transportadora e a Orygina, produtora de insumos para a indústria farmacêutica. De acordo com a empresa, os negócios funcionarão no local onde antes funcionava o frigorífico que foi desativado em 2016.

Com investimentos de R$ 100 milhões, a JBS revelou que irá construir uma unidade da Orygina, que desenvolve matéria-prima para centros de pesquisas, desenvolvimento molecular, terapias genéticas e vacinas. “Essas substâncias são utilizadas como matéria-prima para princípios ativos farmacêuticos e são produzidas a partir de subprodutos da cadeia de proteína animal”. Entre esses princípios ativos está a heparina, potente anticoagulante extraída da mucosa intestinal de porcos e bois.

Fábrica deve ser inaugruada em 2023

Com a fábrica em Presidente Epitácio, a JBS leva para o município um importante polo tecnológico com capacidade de tornar o Brasil “autossuficiente na produção de heparina”. A empresa afirma que a fábrica deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2023.

“A unidade será responsável pela fabricação de heparina, por exemplo. Essa é uma substância anticoagulante utilizada na indústria farmacêutica indicada para o tratamento de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no mundo”, informa Nelson Dalcanale, presidente da JBS Novos Negócios.  “A heparina bovina, por exemplo, também é utilizada em medicamentos diversos para tratamento de trombose e embolia pulmonar”, complementa o executivo.

Heparina e o coronavírus

Recentemente, conforme a JBS, um estudo conduzido por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e colaboradores europeus sugeriu que a ação da heparina pode dificultar a entrada do novo coronavírus nas células, reduzindo a infecção. Além disso, ela combate os distúrbios de coagulação que podem afetar vasos do pulmão e prejudicar a oxigenação. “A pesquisa foi realizada em linhagem celular proveniente do rim do macaco-verde africano. Em laboratório, a heparina reduziu em 70% a invasão das células pelo novo coronavírus”.

Transportadora em menos de 1 mês

Outro projeto importante na nova estrutura da JBS em Presidente Epitácio é a instalação da JBS Transportadora, que deve começar suas operações na cidade em menos de 30 dias. As obras no local já estão em andamento e preveem a reforma do piso, instalação de iluminação e envio do tanque para abastecimento dos veículos.

“Presidente Epitácio será um ponto estratégico para a unidade de negócios de logística da JBS, centralizando as rotas que vão conectar o Mato Grosso do Sul ao Paraná. O entroncamento logístico tem potencial para aumentar o número de visitantes na cidade, impulsionando os setores de hospedagem e alimentação”.

SAIBA MAIS

A JBS já possui uma fábrica da Orygina em Campo Grande (MS), produzindo insumos para indústria farmacêutica e foco no desenvolvimento de matéria-prima para centros de pesquisas, desenvolvimento molecular, terapias genéticas e vacinas. Atualmente, a empresa investe em mais de 100 ativos para insumos fármacos a partir de órgãos do boi, como pâncreas e fígado.

 

 

 

Publicidade

Veja também