Jogos Abertos, o que aprendemos e levamos...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 18/10/2023
Horário 05:00

Após o término dos Jogos Abertos do Interior de São José do Rio Preto, nos pairam ainda situações que já algum tempo vêm nos mostrando vários caminhos. Aliás, nos cabe o pensamento notório, baseado em ações que urgentemente precisamos tomar, se quisermos realmente evoluir nesse quesito. A impulsividade unificada à comparação vem se posicionando a um sistema que cada situação dada por querer crescer e se posicionar, pois ainda fica à mercê de seguir um destino muito longo. Digo isso com propriedade, em que dez dias vivenciando um momento mágico, onde o esporte tem tudo para ser um celeiro de grandes mentores, gestores, líderes, atletas e nos colocar num patamar um pouco mais adiante, mas que, infelizmente, estamos muito longe de alcançar esse índice. 
Entendemos muito bem o quanto o calor mental aflora intensamente quem está num ambiente, seja nas quadras, nos campos, nas piscinas, nas pistas, e que como técnico ou responsável por aquela modalidade, simplesmente se altera e até extrapola sua linha de conduta. Isso mostra o quanto, após um tempo intenso de longos e exigidos treinamentos, o resultado precisa ser dado. Mesmo que durem frações de segundos, e isso não importa. Sabemos que cada modalidade, seja qual for o esporte, suas peculiaridades precisam ser tomadas para que o efeito tenha a sua intensa precisão dos resultados dados. Se os tempos mudaram, isso nos compete sempre a busca pelo crescimento, independente qual época seja.
Jovens talentos ou não, dentro e fora dos ambientes esportivos, vêm de uma certa forma exigindo de si mesmo o quanto sua linha de conduta está dando o resultado esperado, mesmo numa intensa e exagerada solidez do que acha o certo. Sejam os gritos, o silêncio, os exageros dos movimentos ou a calmaria que possa dar o melhor de si. Isso prova e mostra que cada intensidade pelo que foi treinado precisa aparecer, principalmente num evento considerado importante para o Estado de São Paulo. Afinal de contas, o maior evento esportivo da América Latina dará sua significância de que os talentos estão por aí e precisam ser presenciáveis.  
O momento nos oportuniza o quanto ainda vivenciamos situações totalmente antagônicas, e que quais sejam os eventos, os impulsos de egos estão sempre aflorados, e bem acima do que são apresentados. Seja em qual esfera, sendo ela municipal, estadual ou federal, vimos a importância e necessidade de que as coisas precisam acontecer, se entenderem que como forma unificar o esporte a uma educação a longo e média prazo. 
Jogos Abertos de São José do Rio Preto Horácio Baby Barioni, qual o legado que fica para as próximas edições e futuras gerações? Se Presidente Prudente já se manifestou como cidade sede de 2024, neste exato momento o tempo se torna implacável, pois há de se fazer jus aos caminhos que muitos ainda estão por vir, e que acreditam que suas marcas poderão fazer parte de um cenário que voga a sua significância de um grande evento. E aí, vamos nessa?
 

Publicidade

Veja também