Jogos e a capacidade de elaborar estratégias

OPINIÃO - Bruno Saia

Data 09/02/2019
Horário 05:30

Já estamos em fevereiro, mas os resultados de 2018 ainda refletem no futuro de muita gente e não é sempre que essa perspectiva é otimista. O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o de muitos vestibulares, por exemplo, foram divulgados há poucos dias. No campo profissional, metas não batidas também influenciam nas perspectivas para o ano que está só começando.

Fato é que, se as coisas não deram tão certo quanto você esperava, é preciso fazer algo diferente. É preciso mudar de estratégia. Quando disputamos uma partida de damas, por exemplo, você pode elaborar a melhor estratégia do mundo para superar seu adversário e, mesmo assim, no momento da partida, ele realiza um movimento que você não havia previsto e tudo que você planejou vai por água abaixo.

Em nossas vidas é muito parecido. Quantas vezes a estratégia que você elaborou para o seu dia, por exemplo, não deu certo? Quantas vezes você acordou pela manhã, planejando dar uma boa caminhada, ir para o trabalho cheio de energia e conseguir excelentes resultados, mas, assim que levantou da cama começou a chover, um desafio inesperado surgiu no trabalho, e nada daquilo que você previu se concretizou?

Para lidar com situações como essa, tão comuns em nosso cotidiano, é preciso flexibilidade, e isso é algo que pode ser treinado, principalmente com a utilização de jogos. De forma divertida e descontraída é possível desenvolver essa habilidade mais do que necessária em todos os períodos de nossas vidas.

Afinal de contas, se você está perdendo uma partida (seja lá do que for) e seguir com as mesmas estratégias, você está fadado ao fracasso. O simples fato de fazer diferente não garante resultados melhores, mas não arriscar com as mudança é a certeza de que o resultado não será alcançado. Por isso não basta mudar, mas treinar sua capacidade de mudança para que, quando se deparar com um desafio, você seja capaz de analisar o maior número de alternativas possível e, dessa forma, escolher a melhor delas.

No xadrez, por exemplo, os grandes mestres são capazes de antecipar o maior número possível de jogadas do adversário e, dessa forma, podem se preparar para lidar com cada movimento das peças. Eles só alcançaram esse nível de preparo com muito treino é isso que você precisa fazer. Jogar com os amigos e familiares pode render momentos de muita satisfação, mas também de desenvolvimento de sua capacidade de lidar com os desafios que seguirão surgindo todos os dias... Pratique e divirta-se!

Publicidade

Veja também