Jomi: um momento de alegria e superação aos idosos

EDITORIAL -

Data 07/06/2023
Horário 04:15

Com abertura oficial prevista para as 17h de hoje, no Salão do Limoeiro, em Presidente Prudente, a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) ocorre até domingo, e deve movimentar a cidade com a participação de mais de 50 municípios paulistas. 
Realizada anualmente, a competição - adaptada para idoso com 60 anos ou mais – tem como intuito proporcionar, através da prática esportiva e recreativa, a melhoria na qualidade de vida, saúde e interação social.
A partir de amanhã, 1,5 mil atletas de toda a região – que já se encontram alojados em escolas municipais e estaduais - estarão nas praças esportivas da cidade, competindo em 14 modalidades, nas categorias masculino e feminino: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. Os melhores das oito regiões participantes se classificam para a final estadual, que deve ocorrer no fim do mês e início de julho, em São José do Rio Preto (SP). 
Prudente é uma das favoritas, tendo em vista que na última edição, a cidade conquistou o primeiro lugar no quadro geral dos Jomi, somando 190 pontos. O município de Álvares Machado ficou em segundo lugar com 141 pontos. Já a terceira colocação ficou com Ourinhos, que somou 83.
Porém, mais do que pensar na premiação, ou vencer a disputa, o participante deve levar em conta todos os outros benefícios proporcionados pelos jogos. 
Um evento grandioso que, além de combater o sedentarismo, deve movimentar a economia, ajudando a divulgar os principais pontos turísticos da cidade e a atrair visitantes. 
Os jogos, para o idoso, são de suma importância. Um momento para eles se divertirem, fazerem amizades, se integrarem à sociedade. O exercício na melhor idade, sem dúvidas, contribui com o bem estar físico e mental. A competição eleva a autoestima e a independência deles, mostrando que são capazes. Que a idade não é um empecilho para o esporte e o lazer.
 

Publicidade

Veja também