Jornada Mundial da Juventude

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 30/07/2023
Horário 04:15

“Quando vou à Igreja do meu bairro, vejo somente pessoas mais velhas. A Igreja agora é coisa de velhos?”, pergunta uma jovem a Francisco na abertura de ‘O Vídeo do Papa’ de agosto, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – Lisboa (Portugal), 1 a 6 de agosto. A resposta dele é contundente: “Se se converte em algo de velhos, vai morrer. [...] A Igreja necessita dos jovens para não envelhecer”. Portanto, a intenção de oração do papa diz respeito aos jovens, à celebração da JMJ. A mensagem acentua o seu chamamento aos jovens para que se coloquem apressadamente a caminho, dando testemunho do Evangelho com alegria, inspirados no lema do evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).
No vídeo, o santo padre responde a alguns jovens, que o interrogam em várias línguas e a partir de diferentes continentes; das Filipinas, Brasil e Costa do Marfim: se a Igreja está a tornar-se uma coisa de velhos, porque é que Maria foi escolhida como tema da JMJ? O que espera o Papa deste encontro mundial de jovens em Portugal? Em suas respostas, Francisco explica que a atitude de Maria é uma lição para todos os jovens, porque “quando sabe que vai ser a mãe de Deus, não fica parada tirando uma selfie ou pensando o que fazer”; pelo contrário, “a primeira coisa que faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar”. Mais adiante, dá a conhecer o seu sonho de “ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro”: um mundo em que o amor (neste momento em que “estamos em guerra”) e a alegria (“porque os cristãos se não temos alegria, não somos credíveis”) estejam no centro.
Segundo dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, “as Jornadas são, na sua essência, um encontro dos jovens com o Papa, um encontro dos jovens com os jovens e um Encontro de cada jovem com a pessoa de Cristo Vivo”. “Espero tudo e não espero nada neste caminho. Esperar tudo será esperar que todos os jovens se sintam tocados pelas palavras do Papa e que cada jovem se encontre com o Senhor da Vida. Esperar nada é confiar totalmente, dar tudo o que tenho e sou e nada esperar em troca. Procuro todos os dias, mas de um modo especial nestes últimos dias o total desprendimento de quem sabe que realizar esta tarefa imensa sem a presença efetiva de Jesus Ressuscitado não é possível”, afirmou Aguiar.
Neste maior encontro da juventude católica, do Brasil serão cerca de 10 mil peregrinos, 30 bispos, 900 padres e 300 voluntários. E, tal qual o Papa, também nós queremos ver em Lisboa “semente do mundo do futuro”.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!


 

Publicidade

Veja também