Jornalista lança seu primeiro livro, “O antagonista ou Jesus tupiniquim”

Evento aberto ao público será neste sábado, no Matarazzo, em Prudente; “É um livro interessante e que tem algo a dizer”, instiga Marco Vinicius Ropelli

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/06/2023
Horário 08:01
Foto: Cedida
Marco Vinicius Ropelli, o menino que ama escrever desde criança
Marco Vinicius Ropelli, o menino que ama escrever desde criança

O jornalista Marco Vinicius Ropelli, 23 anos, morador de Álvares Machado, lança, neste sábado, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o seu primeiro livro, “O antagonista ou Jesus tupiniquim”. O evento é aberto ao público, e quem tiver interesse em adquirir a obra está convidado a prestigiá-lo a partir das 20h.

Segundo o jornalista e escritor, que também é cineasta, a expectativa para este lançamento é positiva porque quando se trabalha vários anos em cima de um material, tem-se um pouco de noção do que está entregando para o leitor. “É um livro interessante e que tem algo a dizer. O que para mim é muito importante porque jamais gostaria de contar uma história que não suscitasse no leitor a algum tipo de reflexão posterior”, expõe Marco Ropelli. 

E ele destaca que tem certeza que esse romance dá essa possibilidade a partir de uma história a qual ele considera dinâmica, interessante, que tem suspense e prende o leitor de alguma maneira. “É fácil de ler, acessível, bastante ágil, dentro dos estilos da literatura com um pouquinho de drama, de ação e comédia”, completa o escritor.

Um pouquinho da obra

Para aguçar a curiosidade de quem já conhece o trabalho de Marco Vinicius Ropelli e aos que desconhecem, ele adianta um pouquinho sobre o que o leitor encontrará no livro. Ele explica que se trata de uma ficção que conta uma parte da história do personagem principal que é o Jota, uma pessoa que acaba sendo muito afetada pelas questões inesperadas da vida, como os sofrimentos, as angústias, pequenas dores do dia a dia. Ele tem uma sensibilidade profunda sobre essas coisas e num momento de epifania, ou seja, num momento em que ele tem uma impressão de estar diante de uma conclusão divina, quase que messiânica a respeito de toda essa realidade, toda essa agonia que o cerca, ele encontra pelo menos em sua cabeça uma saída, uma maneira de controlar esses inesperados que a vida proporciona. 

“ACREDITO QUE NÃO HÁ NADA MAIS INTERESSANTE QUE A REALIDADE E MEU DESEJO É SEMPRE ESMIUÇÁ-LA, ENCONTRAR FILOSOFIA E BELEZA NELA. ENTÃO A PARTIR DISSO, DESENVOLVO ESSE LIVRO QUE NÃO TEM NADA REAL, MAS POSSUI PROFUNDA INSPIRAÇÃO NAQUILO QUE VI, OUVI, VIVI EM CERTOS PONTOS”
Marco Vinicius Ropelli

“E há uma maneira muito pouca ortodoxa, no mínimo questionável no ponto de vista moral, ético e legal, mas que para ele em certo ponto parece tão valiosa como quase santa”, adianta.

Ficção, realidade... a maior inspiração

O jornalista diz que o livro de certa forma é pontuado por observações da realidade. Ou seja, apesar de ser uma ficção e não ter relação com nada real e mesmo que em certos momentos cite períodos e personalidades históricas do país nas décadas de 60 e 70, ele reafirma que não há uma veracidade dos fatos por ser uma ficção. 

Mas, sua consideração enquanto autor tem a realidade como a maior inspiração para qualquer coisa. “Acredito que não há nada mais interessante que a realidade e meu desejo é sempre esmiuçá-la, encontrar filosofia e beleza nela. Então a partir disso, desenvolvo esse livro que não tem nada real, mas possui profunda inspiração naquilo que vi, ouvi, vivi em certos pontos”, exalta o jovem escritor.

O menino da escrita

Marco Vinicius Ropelli se dedica a escrever muito desde criança, e de tudo: poesias, prosa, contos, romance, roteiros que se tornaram em sua trajetória obras cinematográficas ficcionais e documentais. Já escreveu teatro, reportagens, inclusive foi um dos repórteres de O Imparcial, hoje pertence ao time da TV Fronteira.   

“A escrita está o tempo todo englobando qualquer trabalho que eu faça. Então em um resumo da minha trajetória em qualquer área começa sempre pela escrita. Esse é o primeiro livro que lanço, mas já lancei filmes que escrevi, dirigi e atuei, mas isso são consequências da escrita em minha opinião”.

Ficha técnica 
“O ANTAGONISTA OU JESUS TUPINIQUIM”

Autor: Marco Vinicius Ropelli 
Projeto gráfico: Luiz Fernando Estevan Rotta
Revisão ortográfica e gramatical: Ariel Fernando Pontes
Edição independente 
Páginas: 176 
Valor na estreia: R$ 35 (dinheiro ou Pix)

SERVIÇO
“O Antagonista Ou Jesus Tupiniquim” será vendido no lançamento e após pelo     telefone (18) 99602-5789. O autor também está organizando a disponibilização do livro no site da Amazon, mas ainda não está fechado.

Cedida

“O antagonista ou Jesus tupiniquim” estará à venda no lançamento


 

Publicidade

Veja também