José Antônio: muitas realizações em prol da comunidade

Atuando em diversas paróquias da região, nestes 40 anos de sacerdócio, religioso fez um trabalho tanto pastoral quanto administrativo e social em vários segmentos :

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/10/2020
Horário 07:20
Weverson Nascimento - Para aqueles que se preparam para o sacerdócio, ele aconselha: “Atenda o povo com zelo e carinho”
Weverson Nascimento - Para aqueles que se preparam para o sacerdócio, ele aconselha: “Atenda o povo com zelo e carinho”

Em 1983, ocorreram no Pontal do Paranapanema as primeiras ocupações de terra onde a igreja na pessoa do padre teve um papel importantíssimo nas negociações, levando à desapropriação, por decreto do governador, dos primeiros latifúndios para a reforma agrária. “Foi um movimento intenso envolvendo todo Pontal do Paranapanema, autoridades judiciais e policiais. Foi sem dúvida alguma um grande desafio para um jovem padre, com apenas 29 anos, mas que procurou cumprir com fidelidade a missão”, recorda o monsenhor José Antônio de Lima.
No início do ano seguinte, o bispo solicitou que ele deixasse Teodoro Sampaio o e disse que não se responsabilizaria por sua permanência se assim desejasse, pois o mesmo estava no Pontal em nome da igreja e não em nome pessoal. “Fui transferido para a [Paróquia] São Judas Tadeu em Prudente e, naquela época, começava na cidade e terminava em Ameliópolis com mais de 15 capelas. Faltava toda a estrutura básica para o desenvolvimento da paróquia e da comunidade que, aos poucos, fomos nos adaptando. Mas o meu desejo não era ficar na cidade. No final do ano, coloquei a paróquia à disposição e no começo de 85, o senhor bispo me procurou para que eu pudesse assumir a paróquia de Santo Anastácio, Piquerobi e Ribeirão dos Índios. Uma nova fase em minha vida!”, exclama o monsenhor.

“A ORAÇÃO, O ZELO PELA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE NÃO DESANIMEMOS DIANTE DAS DIFICULDADES. CONFIAR, ACREDITAR. COM A GRAÇA DE DEUS TUDO É POSSÍVEL”
Monsenhor José Antônio de Lima

Nessas comunidades, ele permaneceu por quase 20 anos, realizando um trabalho tanto pastoral quanto administrativo e social em vários segmentos. “Tivemos uma participação diferenciada na vida social das cidades, procurando estar sempre presente na vida do povo, vivendo com o povo, falando com o povo e realizando o projeto do reino. Fui um dos fundadores da televisão a cabo [TV por assinatura no Brasil], merecendo destaque internacional. Compramos com apoio da Diocese a Rádio Cultura de Anastácio que, posteriormente, construímos ao lado da igreja a sede da rádio da Diocese”.

Como se manter firme na fé?

Após a posse do bispo dom José Maria na Diocese de Presidente Prudente, passado alguns anos o monsenhor foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, com o objetivo de lhe dar uma cara nova. Segundo ele, a proposta era que a paróquia fosse desmembrada do seminário. Durante este ano, com a sua chegada em 2004, procurou realizar o que foi pedido. No final do ano de 2007, dom José lhe propôs deixar a paróquia dizendo que tinha cometido um erro e que a paróquia deveria voltar a ser parte integrante do seminário. Diante disso, propôs dentre várias a Catedral, qual assumiu em março de 2008 até o presente momento.
Conforme o monsenhor, muitos talvez se perguntem qual o segredo para realizar e permanecer firme na fé? “Eu digo que a oração, o zelo pela construção do Reino de Deus são fundamentais para que não desanimemos diante das dificuldades com que nos deparamos. Confiar, acreditar aonde a gente quer chegar. Com a graça de Deus, tudo é possível e, para realizar tantas coisas, basta sentar na cadeira, atender o povo com zelo e carinho”. 
Para aqueles que se preparam para o sacerdócio, ele aconselha: “Esteja sempre disponível mesmo nas horas difíceis, como diz São Paulo, é pela perseverança que haveremos de vencer”, aconselha monsenhor José Antonio.



 

Publicidade

Veja também