Monsenhor celebra 40 anos de sacerdócio

Na Catedral de São Sebastião, em Prudente, desde 2004, José Antônio de Lima passou por várias cidades e paróquias de toda a região, inclusive em sua terra natal, Santo Anastácio

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/10/2020
Horário 06:34
Cedida - Monsenhor, o segundo, de óculos e barba, em sua ordenação há 40 anos
Cedida - Monsenhor, o segundo, de óculos e barba, em sua ordenação há 40 anos

Filho de Antônio Luiz de Lima e de Maria Carlos de Lima, uma mulher que tinha uma vida religiosa e de oração muito intensa, desde pequenino a vocação para o sacerdócio de José Antônio de Lima, 66 anos, já era presente em seu coração. E na data de hoje, há 40 anos, ele era ordenado padre! “Minha mãe sempre foi chamada para rezar o terço na vida da comunidade, então desde pequeno eu vivenciei essa experiência religiosa e na pré-adolescência surgiu o desejo de ir para o seminário para ser padre”, expõe o hoje monsenhor da Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente.
Monsenhor, que é natural de Santo Anastácio, nascido no dia 5 de agosto de 1954, entrou no Seminário Diocesano de Presidente Prudente em fevereiro de 69 - proveniente da Paróquia Santa Terezinha de Mirante do Paranapanema. “Minha paróquia adotiva onde eu pude fazer desde pequeno uma experiência pastoral juntamente com o sacerdote que ali estava. Desde adolescente visitava as comunidades junto com o padre. No meu período de férias, eu passava a maior parte dos finais de semana na paróquia ajudando na pastoral, no período ósculo ciliar pós-conciliar. Foi um período de muito enriquecimento pessoal”, lembra.
Em 1969, ele entrou no seminário para cursar o 6º ano do primeiro grau e concluiu o segundo grau no seminário menor de Prudente. Em 75, foi cursar em São Carlos (SP) o primeiro ano do curso de Filosofia qual conclui em São Paulo nas Faculdades Associadas do Ipiranga. Em 77, iniciou o curso de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, até 1980, ano este qual em 20 de janeiro recebeu o diaconato e se preparava para receber a ordem do presbiterado, que ocorreu do dia 15 de outubro na Paróquia Santa Terezinha, em Mirante do Paranapanema. 

O 1º ordenado em Mirante

“Foi uma grande expectativa, pois a comunidade paroquial não tinha vivido ainda a ordenação de um de seus filhos e tive a honra de ser o primeiro sacerdote ordenado em Mirante. Assim que ordenado, fui designado para substituir o padre Franco Albanese, em Santo Anastácio, que estava na Europa. Durante três meses após o seu, fui designado pároco de Indiana e Caiabu por dois anos, fazendo um trabalho pastoral muito agradáve,l onde pudemos na época dar impulso à vida da comunidade com as reformas, aquisições de terrenos e construções”, expõe o monsenhor.
Segundo ele, no final de 82, a comunidade vivia uma grande expectativa pastoral com as missões missionárias redentoristas realizadas pelos estudantes de teologia. Ele diz que é bom lembrar de que, certa tarde, estando na casa paroquial no final do ano, o senhor bispo dom Agostinho o visitou e o comunicou que ele deveria no ano seguinte, a partir de março, assumir as comunidades Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Teodoro Sampaio e São José, de Euclides da Cunha Paulista. “E as demais comunidades rurais. Sem dúvida alguma foi um grande desafio, mas em obediência fui para Teodoro para assumir esse novo desafio”.

Publicidade

Veja também