Jovem de Prudente "faz bonito” no Brasileiro

ESCOLAR Em João Pessoa, Gilberto Júnior Menezes, 14 anos, aluno da Escola Estadual Marrey Júnior, atingiu a marca de 1,75 metros e ficou com o bronze no salto em altura

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 28/09/2016
Horário 08:51
 

Pneus, cones de sinalização, uma corda, um cabo de vassoura e um colchão. Além de todos estes objetos, a criatividade de um professor e a força de vontade de seus alunos na Escola Estadual Marrey Júnior – período integral, em Presidente Prudente. Junte tudo e o resultado é: medalha nos Jogos Escolares da Juventude – 12 a 14 anos –, em João Pessoa (PB). A conquista foi para o estudante do nono ano do ensino fundamental, Gilberto Júnior Menezes, 14 anos, que no salto em altura garantiu o bronze com a marca de 1,75 metros, na sexta-feira.

Jornal O Imparcial Em João Pessoa (PB), Gilberto Júnior saltou 1,75 metros e comemorou com o bronze

O jovem comemora o resultado e tudo que vivenciou ao longo da semana que passou na capital paraibana. "Foi emocionante. A melhor coisa que aconteceu na minha vida. Conheci lugares diferentes, recebi muitas oportunidades, pessoas de outros Estados e até mesmo de outros países", fala. E pensar que Gilberto não queria nem se aprimorar a habilidade, já que nutre também a paixão por outra modalidade. Foi o docente em educação física, Fernando Reggo Peruka quem convenceu o atleta.

"A paixão dele é o basquete. Mas de tanto eu pegar no pé, já que identificava as capacidades físicas necessárias para participar desta prova, ele topou. Conseguiu classificar na primeira etapa, passou para a segunda, foi para a terceira até que conseguiu a vaga", lembra.

Fernando diz ainda que por pouco Gilberto não perdeu a vaga. "Ele acabou trocando de escola, mas depois voltou, já que classificou aqui, tinha que disputar por aqui", revela.

 

Primeira vez

A falta de experiência em competição fez com que o garoto não soubesse como é ter a medalha no peito. "Na hora ocorreu um erro e o treinador que estava com ele só viu que tinha dado pódio quando já estavam no hotel. Então, por isso, a medalha virá pelos Correios", explica. Outra novidade na vida de Gilberto, proporcionada pelos Jogos, é que ele nunca havia andado de avião. "E conheceu até uma argentina lá. Já disse que terá que pagar passagem para ela vir visitá-lo", brinca o professor.

 

Trabalho

De acordo com o professor, todos os anos são realizadas as seletivas para os Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) e desde 2014 tem conseguido obter bons resultados. "Como nossa escola é de período integral, dou prioridade para as modalidades individuais. Os treinos são durante as aulas e como tenho certa experiência em cada modalidade, sei o que cada um precisa fazer em cada estilo de prova", completa.

Comemoração também da diretora da instituição de ensino, Alda Sichieri de Oliveira Barrado. "Estamos atingindo os nossos objetivos. Para uma escola de tempo integral é tudo o que propomos. O esporte salva vidas, dá oportunidades. Este trabalho é importante, mas de nada seria possível se não tivéssemos um professor que abraça a ideia", garante. O jovem contou ainda com o apoio do Posto Itatiaia.

 

 
Publicidade

Veja também