Jovem eleitor: o futuro e o presente

Ações em escolas de Prudente, realizadas pelo cartório da 402ª Zona Eleitoral, pretendem chamar atenção dos alunos para o alistamento e participação no processo eleitoral

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 14/03/2020
Horário 07:33
Cedida - Alunos do ensino médio receberam informações sobre importância do alistamento eleitoral
Cedida - Alunos do ensino médio receberam informações sobre importância do alistamento eleitoral

Há quem pense que a importância do jovem eleitor esteja ligada ao futuro. Ledo engano. O protagonismo juvenil tem destaque já no presente, visto que a participação política não está associada somente a pertencer a um partido, mas sim defender ideias, cobrar candidatos e fazer uso do poder do voto. Para se ter ideia, em 2019 (a projeção mais recente), a população votante de Presidente Prudente, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), era de quase 172 mil pessoas, já o número de jovens prudentinos entre 15 e 19 anos, no mesmo ano está estimado em pouco mais de 16 mil. Conclusão: podem representar cerca de 10% do eleitorado.

As eleições municipais estão se aproximando e o número acima citado é decisivo, visto que, em 2016, o que separou o candidato vencedor do segundo colocado foram apenas 1.034 votos. A fim de incitar a participação política e atentar para questões relevantes ao pleito, o Juízo da 402ª Zona Eleitoral tem realizado palestras em escolas da cidade, na chamada Semana do Jovem Eleitor. Ontem a ação ocorreu no Colégio Átomo.

O objetivo da ação, explica a chefe do cartório, Letícia Macoratti de Castilho, 41 anos, é chamar a atenção dos jovens, para que façam o alistamento (tirem o primeiro título eleitoral) e possam participar do processo político. Até 6 de maio, os jovens que completam 16 anos até a data do primeiro turno (4 de outubro) podem realizar o alistamento. Além disso, até a mesma data, também serão realizados serviços como transferência e revisão de dados do título.

O estudante do 1° ano do ensino médio, Eduardo Moreira Marcondes, 15 anos, participou da palestra e já que faz aniversário em setembro, antes das eleições, afirma ter interesse em alistar-se e cumprir seu dever de cidadão. “Eu só não votarei se não estiver no Brasil, pode ser que na época esteja em um intercâmbio”, explica. “O Brasil, hoje em dia, precisa de eleitores conscientes”, completa.

Já o aluno do 2° ano do ensino médio, Raphael Kater Pessa, 16 anos, já fez o alistamento e possui o título eleitoral. Segundo ele, decidiu fazê-lo quando, acompanhando o pai na realização da biometria, percebeu que seria rápido e fácil alistar-se. “Na época, eu pretendia fazer Direito e queria estar mais próximo da política”, revela. Segundo ele, entre os assuntos discutidos, chamou sua atenção a pequena participação da mulher na política e o dano que as fake news causam na corrida eleitoral.

Letícia pontua que estes são pontos que serão discutidos com ênfase durante todo o ano.  “Tentamos ensinar as pessoas a buscar as fontes, pois a desinformação pode produzir tragédias”, salienta. “Em 2018 começamos a atuação um pouco tarde, desta vez, nos antecipamos para levar informação à população”, reitera a chefe de cartório.

Outro destaque que chama a atenção da juventude é o E-título, o título eleitoral digital que pode ser acessado por aplicativo em celulares. Além de contar com muitas funcionalidades, o E-título é aceito no dia da votação. “O TRE está, também, aumentando publicações nas redes sociais oficiais e orientando quanto a buscar as propostas dos candidatos, histórico e afins”, pontua Letícia.

O PERFIL DO

JOVEM ELEITOR

A professora de Geografia do Colégio Átomo, Lilian Bittencout Cassuga, 57 anos, afirma que “em um país democrático, a participação do povo é fundamental para manter as conquistas históricas”. Segundo ela, em seus anos de atuação em escolas, é possível notar dois tipos de pensamento circulando entre os estudantes: “Há o discurso engajado na necessidade de votar e escolher os representantes, e os que ainda consideram que o voto não vale a pena, apoiados na ideia de que todo político é corrupto”.

Tanto para um, quanto para outro, a professora deixa o mais importante recado: “O voto é sua arma para fazer a diferença!”.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS - SEMANA JOVEM ELEITOR 2020

ESCOLA ESTADUAL PROF.ª MIRELLA PESCE DESIDERE

Segunda-fera

7H30

COLÉGIO ANGLO PRUDENTINO

Terça-feira

7H30

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR SARRION

Terça-feira

10H

ESCOLA ESTADUAL PROF. MIGUEL OMAR BARRETO

Quarta-feira

8H

CENTRO EDUCACIONAL SESI - Jardim Vila Real

Quarta-feira

9H30

Publicidade

Veja também