Justiça acata recurso de Tupã e julga improcedente ação por improbidade na construção do Cohabão

Denúncia foi movida em 2016 pelo MPE, que questionava resultado de certame realizado na gestão do ex-prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/10/2023
Horário 14:46
Foto: Arquivo
MPE questionava resultado de certame que contratou empresa para construção de posto de saúde
MPE questionava resultado de certame que contratou empresa para construção de posto de saúde

Em julgamento realizado nesta segunda-feira, o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), por votação unânime, deu provimento ao recurso do ex-prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã, e outros sete réus para julgar improcedente ação judicial que denunciava suposto ato de improbidade administrativa envolvendo a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, conhecida popularmente como Cohabão.

De acordo com o advogado que representa Tupã, Eduardo Dias Teixeira, a ação foi movida em 2016 pelo MPE (Ministério Público Estadual), que questionava o resultado da concorrência pública nº 19/2009, por meio da qual o município contratou, em 2009, a construção do posto de saúde.

Segundo a defesa, o objetivo do Ministério Público com a ação era imputar aos réus suposto ato de improbidade e, com isso, condená-los ao ressarcimento de suposto dano, além do pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público, entre outros pedidos.

"Ontem, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reformou o entendimento do juiz de primeira instância e, com isso, deu provimento aos recursos dos réus para julgar integralmente improcedente a ação, por votação unânime", expõe. "Ou seja, os pedidos do Ministério Público foram totalmente rejeitados pelo Tribunal de Justiça para reconhecer que os réus não cometeram qualquer irregularidade", completa o advogado.

Segundo Eduardo, os desembargadores enfatizaram a inexistência de dolo dos réus, bem como o cumprimento do contrato público no que diz respeito à construção da referida unidade de saúde.

A reportagem entrou em contato com o MPE para verificar se há interesse em se posicionar a respeito do assunto e aguarda resposta.

Publicidade

Veja também