Justiça mantém prisão de homem que matou ciclista e deixou duas pessoas feridas em Prudente

Em suposto "racha", indiciado causou atropelamentos no Jardim Tropical, na noite de sábado, sendo que um idoso de 64 anos não resistiu aos ferimentos graves e morreu no local

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/07/2022
Horário 13:04
Foto: Reprodução
Imagens registradas por câmera de monitoramento mostram momento em que indiciado atinge motocicleta ocupada por duas pessoas
Imagens registradas por câmera de monitoramento mostram momento em que indiciado atinge motocicleta ocupada por duas pessoas

A Justiça manteve a prisão preventiva de um homem de 32 anos que, durante suposto "racha", atropelou e matou um ciclista de 64 anos e deixou duas pessoas feridas. O caso ocorreu na noite de sábado, em Presidente Prudente.

De acordo com boletim de ocorrência registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil, o indiciado, após ingerir bebida alcoólica, dirigia um Volkswagen Golf Variant e, na altura do número 40 da Rua José Albertoni, no Jardim Tropical, atropelou uma motociclista de 21 anos e um passageiro de 29 anos, que ficou em estado grave (veja vídeo abaixo).

O rapaz foi socorrido e encaminhado para o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Em nota, a instituição informa que o paciente deu entrada no pronto-socorro da unidade às 21h20 de sábado e está sob os cuidados da equipe médica e multiprofissional. Neste momento, seu estado de saúde é considerado estável. Já a jovem foi conduzida à Santa Casa de Misericórdia com ferimentos leves.

O registro policial aponta que, em vídeos registrados por câmeras de monitoramento, é possível também constatar um homem em uma moto de grande porte e potência, marca BMW, que trafegava na companhia do indiciado. Ambos, aparentemente, fizeram uma conversão e arrancaram em altíssima velocidade, tanto que se percebe que não foi possível à motociclista avistar a aproximação deles. Ainda segundo a polícia, pelo que se observa, as vítimas foram atingidas sem que o autor ao menos tenha freado o veículo. Em seguida, ele continuou o trajeto ainda em alta velocidade.

A corporação expõe que a velocidade com que os dois veículos arrancaram indica a prática de disputa automobilística - o "racha".

Terceira vítima e nova fuga

Cerca de 100 metros à frente, na altura do número 230 da Rua Belmiro de Jesus, no mesmo bairro, o condutor do Golf Variant também atropelou um ciclista de 64 anos, cujos ferimentos gravíssimos o levaram à morte no local.

Na ocasião, o autor também fugiu e foi para sua casa, onde estacionou o veículo na garagem e se escondeu junto aos demais familiares. No momento em que as vítimas eram socorridas, testemunhas indicaram aos policiais o local de residência dele.

Os agentes foram até o endereço e chamaram diversas vezes, sem resposta, até que ingressaram no imóvel e localizaram o homem e o automóvel.

O indiciado se recusou a fazer o teste de bafômetro, mas exame realizado por médico legista atestou sinais de consumo de álcool, porém, sem alteração da capacidade psicomotora.

O condutor da motocicleta que teria praticado "racha" com o Golf Variant foi identificado como proprietário de uma firma que atua no ramo de toldos. Consta que ele retornou ao local fingindo nada saber e perguntando o que tinha ocorrido, quando foi reconhecido por testemunhas como o motoqueiro que seguia o veículo. Há vídeos do autor e do motociclista consumindo bebida alcoólica em um bar logo antes dos fatos.

Foto: Polícia Civil - Carro dirigido por indiciado que atropelou três pessoas

Foto: Polícia Civil - Carro dirigido por indiciado que atropelou três pessoas

Conduta dolosa

A Polícia Civil expõe que o autor conduzia o veículo em altíssima velocidade por locais movimentados e, mesmo após ocasionar o primeiro fato, persistiu na conduta, causando o segundo, "evidenciando, assim, a sua completa indiferença quanto aos resultados produzidos, sendo que pelas peculiaridades citadas, as circunstâncias indicam que a conduta foi dolosa, eis que evidentemente assumiu o risco de produzir os resultados".

A corporação denota que o crime causou grande comoção popular, pois, quando os policiais ingressaram na residência do indiciado, já havia cerca de 50 pessoas que pretendiam invadir o local buscando vingança. O mesmo ocorreu quando ele foi conduzido à delegacia, o que exigiu esquema especial da segurança para a sua transferência.

A polícia menciona que o fato tomou grande repercussão nas redes sociais, contexto em que se tornou necessária a segregação cautelar do indiciado como medida necessária à ordem pública.

Por esta razão, o delegado em plantão representou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva, medida mantida pela Justiça.

Negou prática

Durante interrogatório na delegacia de polícia, o acusado negou a prática de "racha" e de ter conduzido o veículo em alta velocidade. Afirmou não se lembrar se não freou o veículo quando atropelou a moto e que só estava voltando para casa.

Relatou que chegou a um bar da Cohab por volta das 16h e saiu por volta das 20h. No local, consumiu cerveja. Apontou que o carro que dirigia é da irmã e, após os atropelamentos, não mandou o suposto parceiro de "racha" retornar ao local, tampouco falou com ele por telefone.

Enfatizou não ter visto os atropelamentos e que só chegou em casa, deitou e dormiu. Negou ter usado substâncias entorpecentes ou ser usuário. Também nunca foi preso. Ele e o motociclista moram perto e estavam voltando para casa. Disse não saber por que o outro voltou ao local.

Manutenção da prisão preventiva

Em decisão publicada neste domingo, a Justiça determinou que a polícia mantenha recolhido, em razão da conversão da prisão em flagrante em preventiva, o indiciado com o objetivo de "garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal, somado ao perigo que implica à sociedade a liberdade do autuado, é de ser mantida a prisão provisória, bem como não se afigura recomendável a sua substituição por medida cautelar diversa".

O indiciado responderá pelos crimes de omissão de socorro, fuga de local de acidente, homicídio e tentativa de homicídio na condução de veículo automotor.

Publicidade

Veja também