Justificativa segue através da internet

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 04/10/2016
Horário 10:22
 

Além das seções normais, os postos de justificativas de Presidente Prudente também ficaram movimentados no domingo. Além dos 57 locais de votação, os registros também puderam ser realizados em dez pontos exclusivos. Aqueles que não puderam comparecer agora estão aptos, desde ontem, a solicitar o pedido via internet, por meio do Sistema Justifica, do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), até 60 dias após as eleições. Nele, o cidadão pode anexar o comprovante da impossibilidade de comparecimento, seja um atestado médico, comprovante de passagem, entre outros.

Mesmo de passagem por Prudente, o soldador de caldeira, Vlademir dos Santos Bião, 55 anos, não deixou de justificar sua ausência nas urnas. Depois de chegar de Itajaí (SC), no fim da manhã de domingo, se dirigiu até à EE (Escola Estadual) Fernando Costa, com mala em punho, antes de embarcar para Três Lagoas (MS). "Estou de passagem pela cidade, e não posso deixar de justificar meu voto, pois se trata de uma importante ação como cidadão", comenta.

Ainda no Fernando Costa, o ajudante geral Raimundo Apolinário Filho, 59 anos, hoje morador do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, fazia sua justificativa. "Sou de Rondônia. Tem oito anos que estou em Prudente, mas pretendo voltar para minha terra, por isso não transferi. É a primeira vez que venho aqui, pois na eleição passada justifiquei no PUM ", conta. Já o pedreiro Antônio Gonçalves da Silva, 51 anos, diz que residia em Presidente Venceslau e pretende transferir o título de eleitor para Prudente até a próxima eleição.

No Colégio Cristo Rei, a médica Graciela Longo Tofano, 45 anos, também fazia seu registro. "Moro em Prudente, mas meu título é do Paraná. Penso em transferir para cá e hoje vim fazer meu papel de cidadã, mesmo que com a justificativa, além de cumprir uma exigência legal, é claro", relata.

Jornal O Imparcial Graciela Longo Tofano

 

No cartório


De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também há chance de fazer a justificativa via postal ou por escrito em qualquer cartório eleitoral. O Sistema Justifica está disponível no site do TRE-SP, pelo endereço http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/sistema-justifica.

Como noticiado em O Imparcial, o eleitor precisa ficar atento para não incorrer em três ausências consecutivas não justificadas e não quitadas pelas respectivas multas, sob pena de ter o título de eleitor cancelado. Quando isso ocorre, o cidadão pode encontrar diversos impedimentos, como a proibição de obter passaporte e empréstimos bancários, fazer inscrição em concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

 
Publicidade

Veja também