Legado e propósito

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 09/10/2021
Horário 04:30

Para a longevidade das empresas ser preservada, é preciso de trabalho, estratégias e conhecimento. Empresas que vendem bem têm movimento e giro de capital, mas no final de mês está sempre no vermelho, o que será que acontece? Fatores como confundir a margem de lucro do produto com o da empresa, faturamento com lucro e o lucro com dinheiro em caixa podem figurar as principais razões para efeito colateral apontado. O financeiro precisa estar sempre bem-organizado, mas se errar no legado e propósito, os prejuízos podem ser amargados da mesma forma.
A pandemia e as suas restrições aceleram mudanças de comportamento do consumidor, algumas esperadas para os próximos cinco a dez anos, como a digitalização em massa dos comércios. Juntamente com estas mudanças, as empresas precisaram se reinventar e se tornam especialistas em mudanças de comportamento do consumidor. Aquelas que se atentaram a estes fatores saíram na frente e puderam antecipar tendência, criar estratégias diferenciadas e articular as melhores formas de se relacionar com o consumidor final.
O legado e propósito das empresas são o caminho para desenhar produtos, serviços e comunicação com o cliente final, afinal o que a empresa faz que melhorará a vida das pessoas? A resposta para esta pergunta vem antes do desenvolvimento dos produtos e serviços e está intimamente ligada ao legado e propósito da empresa. Este é o elo que liga a necessidade de lucro da empresa com a relevância e significado que os produtos e serviços terão para o público-alvo. Este é o norte diante do caminho sinuoso que os empreendimentos são obrigados a trilhar. 
Para se ter ideia, seguem alguns propósitos de empresas famosas: Amazon, ser a companhia mais concentrada no cliente na Terra; Apple, pense diferente; BMW, prazer em dirigir; Nike, simplesmente faça; Disney, criar felicidade; Harley Davison, realizar o sonho de liberdade pessoal. Veja que nenhuma delas especificou os produtos neste primeiro momento, isto permite um leque de possibilidades bem maiores e levam empresas como a 3M a produzirem produtos diferentes daqueles tradicionalmente conhecidos. Portanto, se você quer se adaptar às mudanças, comece pelo legado e propósito da sua empresa!

 

Veja também