Legislativo pede UPA para o Jardim Santana

Requerimento aprovado pela Câmara Municipal propõe a transformação de UBS a fim de melhor atender moradores da zona leste

PRUDENTE - André Esteves

Data 21/06/2017
Horário 14:21
José Reis, Unidade de saúde disponibiliza pronto-atendimento no período noturno e fins de semana
José Reis, Unidade de saúde disponibiliza pronto-atendimento no período noturno e fins de semana

O presidente da Câmara de Presidente Prudente, Enio Luiz Tenório Perrone (PSD), solicitou ao prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), providências para que a UBS (Unidade Básica de Saúde) Matheus Seribeli, localizada no Jardim Santana, seja transformada em UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). O requerimento foi aprovado pela casa de leis durante sessão ordinária realizada na segunda-feira. Atualmente, a unidade adota regime de pronto-atendimento de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h da manhã seguinte, enquanto aos finais de semana opera 24 horas. Caso a medida fosse acatada pelo Executivo, o atendimento passaria a ser ininterrupto, a exemplo da UPA do bairro Ana Jacinta. A administração municipal, por meio da Sejur (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos), informa que irá analisar o requerimento.

Para o parlamentar, por ser uma região extensa e muito populosa, a zona leste merece uma atenção especial por parte do poder público e necessita de uma unidade 24 horas para melhor atender a demanda de saúde desta área. Os moradores da localidade são favoráveis ao pedido. Na manhã de ontem, a reportagem esteve na UBS para ouvir os usuários acerca da medida, que, segundo eles, “reduziria distâncias e otimizaria os atendimentos”. A dona de casa Laurinda Cardoso Takano, 61 anos, mora na Vila Formosa e, em casos urgentes, precisa se deslocar até a UPA do Ana Jacinta quando a unidade do Santana está fechada. “Se for uma emergência, a situação acaba se agravando antes mesmo de chegar ao Ana Jacinta”, expõe.

Residente do Jardim Brasília, a dona de casa Cleonice Alcântara Rodrigues, 56 anos, acredita que a maior vantagem é o fácil deslocamento que a medida forneceria para os munícipes da zona leste. “Tenho condução para chegar ao Ana Jacinta, mas não há como garantir que ela estará disponível quando eu ou alguém da minha família estiver passando mal”, avalia.

Já a vendedora Carla de Souza, 31 anos, pondera que muitos usuários dependem do transporte coletivo em Prudente e acabam levando demasiado tempo para se dirigir até a UPA disponível no município. “A quilometragem entre a zona leste e o Ana Jacinta é grande. E quando chegamos lá, ainda tem um monte de gente esperando atendimento. Se a UBS do Santana virasse UPA, isso desafogaria a outra unidade”, considera. Carla acrescenta que, embora o posto de saúde do Santana fique aberto ao longo do dia, nem todos os horários contam com médicos disponíveis. “Se o paciente chegar e eles estiverem saindo para o almoço, pode ter certeza que não vão pegá-lo como encaixe”, pontua.

 

Segue para análise

Procurada, a Prefeitura enfatizou o regime de pronto-atendimento adotado pela unidade do Santana durante o período noturno, das 19h às 7h, e o dia inteiro aos feriados e fins de semana, ressaltando que a UPA 24 horas da zona norte, com inauguração prevista para o segundo semestre, também servirá de referência para os bairros da zona leste. “Apesar disso, a administração reforça que irá analisar o requerimento do Legislativo”, completa.

Publicidade

Veja também