Leite não é inflamatório!

Jair Rodrigues Garcia Júnior

O leite é um “superalimento”, não apenas o humano consumido pelos bebês no primeiro ano de vida, mas também o leite de vaca (saquinho, caixinha, em pó etc) consumido por crianças até idosos. Infelizmente, pessoas querendo chamar a atenção, criar polêmica, que não estudam em fontes confiáveis ou que não gostam de leite, demonizam esse rico alimento. E as besteiras (grandes!) divulgadas até mesmo por profissionais de saúde vão se acumulando.

 

MUITO NUTRITIVO
O leite possui mais de 10 nutrientes, sendo um dos alimentos mais ricos da natureza. Contêm proteínas de alto valor biológico (VB; como caseína e whey), gorduras (importantes para as crianças em crescimento), vitaminas A, D, B2, B3, B12, pantotenato e minerais cálcio, zinco, fósforo, potássio, selênio e iodo. É a melhor fonte de cálcio da alimentação e uma das melhores de proteínas. Os derivados, como queijo e iogurte são igualmente nutritivos. Mas evite produtos como creme de leite e leite condensado, pois são “bombas” de gordura e/ou açúcar.

 

BENEFÍCIOS
Não, definitivamente o leite “não é” um alimento pró-inflamatório. Estudos já compararam diferentes composições de leite (integral, desnatado etc) com leite de soja, proteínas isoladas do leite (whey protein) e em diferentes grupos, desde indivíduos saudáveis até pacientes diabéticos e com síndrome metabólica. Em todos eles, o leite “não” aumentou as concentrações de proteínas marcadoras de inflamação sistêmica e doenças inflamatórias (PCR, TNF, IL-6, ICAM e VCAM). Em alguns deles houve diminuição de algumas destas proteínas e aumento da adiponectina, uma proteína anti-inflamatória.

 

RESTRIÇÕES
Exitem no mercado opções de leites, desde o mais simples integral de saquinho ou caixinha, até alguns enriquecidos e com formulações especiais. Algumas pessoas realmente não podem ingerir o leite “comum integral”, sendo as causas mais comuns a intolerância à lactose (o carboidrato do leite) e a alergia às suas proteínas. Para adultos sem restrições, é recomendável optar pelos produtos desnatados ou semidesnatados, pois o consumo de gordura saturada deve ser controlado.

 

PARA O TREINAMENTO
Praticantes de exercícios devem consumir alimentos nutritivos, sendo o leite uma das melhores opções. Além dos nutrientes listados acima, o leite é uma fonte de água, podendo ser considerado um ótimo alimento pós-treino para a recuperação. Leite achocolatado fornece também carboidratos para reposição do glicogênio muscular. Você costuma usar whey protein? Pois, pode considerar trocar pelo leite em pó desnatado, que contém essa proteína, a caseína e outros nutrientes benéficos para seus ganhos.

 

MELHOR OPÇÃO
Leites de amêndoas, castanhas, soja, aveia, arroz e outros têm sido usados em substituição ao milenar leite de vaca. Não são opções ruins, mas certamente não substituem o valor nutricional do leite comum. Até mesmo a American Heart Association (AHA) e o American College of Cardiology (ACC), incluem leite e iogurte como componentes de uma dieta saudável. Enfim, não havendo restrições diagnosticadas por exames, passe a ignorar os leigos e profissionais de saúde que se tornaram “leitefóbicos”.

 

Não havendo restrições diagnosticadas por exames, passe a ignorar os leigos e profissionais de saúde que se tornaram “leitefóbicos”.

 

 

Publicidade

Veja também