Leitura traz inúmeros benefícios durante distanciamento social

EDITORIAL -

Data 29/07/2020
Horário 04:15

Por conta da pandemia do novo coronavírus, sebos e livrarias também tiveram que encontrar novas estratégias de vendas com o objetivo de não perder o seu faturamento durante o período de distanciamento social. Conforme abordado por este periódico ontem, estes estabelecimentos intensificaram o uso do meio digital, sobretudo das redes sociais, para anunciar os livros disponíveis e, com isso, garantir o interesse e a procura do público pelos exemplares.
A medida é eficaz e, conforme relatado na reportagem, tem gerado bons resultados. Não é à toa, considerando que, devido ao isolamento, as pessoas desaceleraram a rotina e agora dispõem de mais tempo para atividades de lazer, como a leitura.
Nas atuais circunstâncias, o livro exerce importantes funções no dia a dia de quem tem passado a maior parte do tempo em casa. Muito mais do que preencher as horas, podem se tornar bons companheiros num momento em que muitos estão se sentindo mais solitários. Afinal de contas, quem nunca leu uma história e sentiu como se os personagens ali descritos fossem seus amigos?
Outra vantagem é que os livros podem ser muito benéficos para os que procuram por atividades que os afastem, pelo menos temporariamente, da realidade dura que vivenciamos e contribuam para fortalecer a saúde mental num período em que as pessoas têm se sentido emocionalmente desgastadas. As narrativas também são edificantes, no sentido de propiciarem maior contato com a nossa própria língua, descoberta de novos vocábulos e melhora da linguagem e da escrita. Além disso, a leitura nos dá a oportunidade de desenvolver o senso crítico e ampliar nossa visão a respeito de diferentes temas e assuntos.
Por último, mas não menos importante, ler traz a possibilidade de conhecer novos lugares e até mesmo outros mundos sem sair de casa. E, num contexto em que ficamos mais tempo cercados por paredes, as viagens proporcionadas pelos livros, ainda que imaginárias, ampliam nossos horizontes. Enquanto o distanciamento social permanecer uma realidade cotidiana, que aproveitemos positivamente este tempo para intensificar ou redescobrir o prazer da leitura.
 

Publicidade

Veja também