Lembranças e lições do  movimento abolicionista

OPINIÃO - Leonardo Delatorre Leite

Data 05/10/2021
Horário 05:00

“Acabar com a escravidão não nos basta. É preciso acabar com a obra da escravidão”, disse Joaquim Nabuco, um dos maiores nomes da história do pensamento social brasileiro, bem como um dos representantes mais célebres do movimento abolicionista do século XIX. Nesse sentido, a escravidão, para Nabuco, não era tão somente um sistema econômico, isto é, uma forma de organização da produção, mas o "próprio sangue do Brasil", um fato determinante na estruturação holística da sociedade, a sistematização da imoralidade. 
Desse modo, a abolição da escravatura não era suficiente para eliminar totalmente os vestígios, ou melhor, a herança deixada por ela. Infelizmente, a sociedade brasileira convive com os resquícios nefastos da barbárie do passado escravocrata, os quais se manifestam primordialmente no racismo e nas desigualdades raciais. Além disso, a desvalorização do trabalho manual e a ausência de uma ética social do trabalho também encontram suas origens na história escravagista. 
Numa primeira análise, é preciso frisar a compreensão da escravidão enquanto uma "instituição total". Nas palavras do próprio Joaquim Nabuco: "A escravidão seria uma herança colonial que adquiriu o caráter de sistema social, estruturadora de todas as instituições, costumes e práticas (...) presente em todas as esferas da vida pública e capaz de resistir à sua extinção por meio da promulgação de uma lei". Sendo assim, a luta contra os vestígios da barbárie dessa "instituição social holística" exigiria uma luta árdua, que perduraria por anos. Diante disso, muitos abolicionistas eram categóricos na afirmação segundo a qual o exercício público da moralidade e das virtudes cívicas era impossível num ambiente de dominação arbitrária e ilegítima de um homem sobre outro. Ademais, numa sociedade escravista, a violência física representava o cotidiano, o padrão da vida em sociedade. 
Portanto, o racismo, o qual se manifesta, sobretudo, nas desigualdades raciais nas regiões urbanas e nas práticas discriminatórias, deve ser enxergado como herança imoral da obra da escravidão. Importante ressaltar que a campanha abolicionista, no contexto do século XIX, era liderada, primordialmente, por pensadores liberais, conservadores e cristãos. Nesse sentido, as crescentes demandas pela igualdade estiveram no seio dos desejos de muitos grupos e partidos políticos associados à tradição de defesa das liberdades individuais e dos direitos fundamentais relacionados à propriedade privada e à liberdade econômica. 
Ademais, autores liberais da época, como o famigerado André Rebouças, compreendiam a reforma agrária enquanto um mecanismo poderoso no processo de superação da herança da obra escravocrata. Desse modo, o próprio Rebouças enxergava na "democracia rural" um instrumento de modernização econômica. Em vista disso, é importante ressaltar que, para muitos filósofos associados ao liberalismo, a reforma agrária representa um arranjo racional de base capitalista, visando a promoção da universalização do direito da propriedade particular.
Em virtude do que foi apresentado, é preciso frisar, de forma categórica, que o racismo é um mal a ser combatido. Por certo, a herança da escravidão ainda não foi superada, pois seus vestígios permeiam a realidade social, sufocando, assim, os princípios elementares da justiça e da dignidade humana. Nesse sentido, a luta contra as desigualdades raciais não deve ser compreendida como uma pauta exclusiva de uma ideologia política, mas sim um objetivo comunitário em prol do bem comum, lembrando que,  no século XIX, as demandas abolicionistas eram, em sua maioria, oriundas de pensadores associados ao conservadorismo e ao liberalismo. 
 

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