Licitação para 4 lanchonetes será aberta pela prefeitura dia 6

Já pela manhã, mesmo com o “friozinho", banhistas aproveitavam a represa utilizando caiaques e um grupo de capoeiristas desfrutavam do novo espaço para lazer.

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 02/05/2015
Horário 09:25
 

A abertura da licitação para ocupação dos quiosques por parte dos comerciantes no Balneário da Amizade, inaugurado ontem após obras de revitalização, ocorrerá nesta quarta-feira e, após esta data, em cerca de 30 dias, os locais deverão estar ocupados, conforme a municipalidade. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), além das quatro lanchonetes que serão licitadas, o local conta com outros 15 quiosques disponíveis para a população, cujo aluguel deverá ser agendado com antecedência e contará com uma taxa a ser paga (valor a definir).

O Balneário da Amizade já conta com o funcionamento da Atividade Delegada do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, segundo a Secom, e já teve seus horários de funcionamento definidos: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos finais de semana, das 7h às 22h. "Neste primeiro momento não será permitida a entrada no balneário de vendedores ambulantes, objetos de vidro, e o som permitido será apenas o ambiente", afirma o titular da Secom, Marcos Tadeu Cavalcante Pereira.

Jornal O Imparcial Crianças aproveitaram o espaço para práticas esportivas na manhã de ontem, durante a inauguração das melhorias do balneário

Após quase um ano e meio de obras de revitalização, o Balneário da Amizade foi inaugurado na manhã de ontem, ocasião em que foram oferecidas diferentes atividades para o público presente, como prática esportiva nos campos de areia e grama, sinal gratuito de internet wi-fi, distribuição gratuita de pipoca, sorvete e água, além de brinquedos e palhaços para entreter as crianças que compareceram ao local. Já pela manhã, mesmo com o "friozinho", banhistas aproveitavam a represa utilizando caiaques e um grupo de capoeiristas desfrutavam do novo espaço para lazer.

O investimento das obras, conforme a municipalidade, foi de aproximadamente R$ 5 milhões, por meio do acordo de renovação contratual com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).  Para o secretário municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, uma grande vantagem proporcionada pela revitalização do balneário será a melhora da qualidade de vida para a população.

"Esse espaço agrega valores em todos os sentidos, gera empregos, valoriza os imóveis nas proximidades, além de ser uma atração turística para moradores de cidades da região", acrescenta Nougueira. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), por sua vez, também presente no evento, sinalizou estar "muito satisfeito" com a obra realizada. "Lazer é importante, portanto, esse espaço é uma conquista para todos nós, prudentinos", finaliza.

 

População

Como noticiado por este diário, o Balneário da Amizade deixou de ser frequentado por banhistas há cerca de 25 anos, conforme informações da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação). Construído em 1978, sua água ficou imprópria para o uso na década de 90, por conta do despejo irregular de esgotos clandestinos.

O funileiro Edgar Torres, 22, conta que sempre morou nas proximidades do balneário, no Parque Residencial Carandá, e não utilizava o espaço por conta do mato alto, situação de abandono, lixo e água imprópria para banho. "Agora eu poderei trazer meu filho e minha família para aproveitar no final de semana", celebra.

Para o técnico em gestão Victor Miguel Galindo de Oliveira, 23, além das benfeitorias no espaço, a revitalização do balneário trouxe também mais segurança, desde o início das obras, com maior policiamento. "Agora, com a iluminação e a atividade da PM e dos Bombeiros, ficaremos mais tranquilos para vir aqui à noite, já que antes não podíamos nem passar perto, pela violência e uso de drogas no local", declara.

O comprador sênior Fernando Diamante Trombette, 36, levou seu filho ao balneário para a prática de atividades esportivas, no campo de futebol, com a monitoria dos profissionais da Sedepp (Secretaria Municipal de Esporte). "Essa é, sem dúvida, uma ferramenta de inclusão da criança, que sai da rua para poder se divertir em um local apropriado e com monitoramento. Eu, sinceramente, não imaginava que a estrutura ficaria tão boa quando o projeto de revitalização foi anunciado, há mais de 5 anos, então me surpreendi", comenta.
Publicidade

Veja também