Lições de vida

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 24/10/2020
Horário 04:11

“O tempo é um grande professor, mas infelizmente mata todos os seus discípulos”, Hector Berlioz. Aprender com erros e acertos é uma constante em nossas vidas, no entanto quando nos permitimos aprender com os erros dos outros temos a oportunidade de evoluir ainda mais. Portanto, toda vez que se ouve alguém com experiência, se lê um artigo de revista, um livro ou mesmo quando se observa o que acontece, permite-se crescer com importantes lições de vida.
O texto da jornalista Juliana Klein, publicado na revista Gestão & Negócios de agosto de 2020, traz entrevistas com empresários que humildemente relataram os seus erros que levaram às empresas à falência. O objetivo é de ajudar outros empresários para que não caiam nas mesmas armadilhas. Arapucas como: exagerar no planejamento ou não fazer nenhum; subestimar a força do marketing digital; misturar as finanças pessoais com as da empresa; e fazer fiados sem controles.

Os erros devem ser encarados como uma oportunidade de crescimento, de melhoria constante e de evolução

A matéria cita a empreendedora Sabrina Brito que, mesmo diante de um plano de negócios bem feito, amargou a falência da empresa. O erro foi ao escolher o sócio: aceitou uma pessoa sem experiência como empreendedor e firmaram um contrato que não foi cumprido pela outra parte. Por sua vez, o empreendedor Flávio Steffens se apaixonou exageradamente pela própria ideia que se esqueceu de fazer o dever de casa. Não estudou a fundo o mercado e nem mesmo as necessidades dos clientes. Resultado: a empresa fechou com pouco tempo de aberta.
Lições de vida valiosas se aprendem pelos erros, nem sempre pelos acertos. Os erros devem ser encarados como uma oportunidade de crescimento, de melhoria constante e de evolução. E, como tudo na vida se aprende pelo amor ou pela dor, sábios aqueles que se permitem aprender antes de errar! Empreendedores como esses capazes de assumir o erro devem ser valorizados, pois inspiram, motivam e com certeza chegarão ao topo. É só uma questão de tempo.


 

Publicidade

Veja também