Livres para escolher: direita ou esquerda, ou nada disso

OPINIÃO - Nelson Roberto Bugalho

Data 14/10/2022
Horário 06:30

Não tenho recordação de tantas discussões a respeito da distinção entre direita e esquerda, a maioria desprovida de qualquer fundamento histórico ou político. Com o segundo turno descortinando no horizonte, certamente haverá mais e mais discussões a respeito, num cenário político tão dominado por dois alinhamentos que lutam furiosamente, no voto, um contra o outro pelo governo do país.
Não interessa nesta breve análise o candidato X ou Y, mas sim onde nós, eleitores, nos situamos nesse jogo de xadrez. Imagine que você é a favor da liberdade, da igualdade, da liberdade religiosa, da livre manifestação do pensamento (sem abusos), da defesa do meio ambiente e de outros interesses relevantes da sociedade (cultura, por exemplo), da democracia, da menor intervenção do Estado; e você é contra o aborto (exceto nos casos previstos no Código Penal), contra a discriminação de qualquer natureza, contra a corrupção e tantos outros males que afligem a sociedade brasileira.
Você é alguém, ainda, que se orienta pela fé cristã e, por isso mesmo, respeita a diversidade de opiniões e coopera para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Bom, se esses são alguns de seus valores, em qual espectro político você se situa? É que desses valores que mencionei, alguns são característicos da direita e outros da esquerda política, e outros dos dois espectros.  
Como então você pode ser “classificado”? Um “direitista” ou um “esquerdista”?
Pois então... Esse é o mal que aflige nosso país neste momento: querem rotular as pessoas que não se identificam inteiramente nem com um nem com outro espectro político (ou candidatos). E a rotulação é feita pela esmagadora maioria de pessoas que sequer sabe distinguir o que é esquerda e direita sob o ponto de vista histórico-político. 
Esse é o Brasil de hoje, palco de uma insana disputa que divide, que separa, que destrói amizades, negócios, relacionamentos e a própria sociedade brasileira. E no final, não importa quem vença, o Brasil não terá motivos para celebrar porque estaremos diante de um país dividido e cheio de desconfianças. E não me refiro aos detentores de mandatos, porque estes se arranjam entre eles (e isso já está acontecendo!). Estou falando do povo. Esse que foi às urnas votar.
 

Publicidade

Veja também