Lixo eletrônico e seu descarte correto

EDITORIAL -

Data 02/06/2023
Horário 04:15

E-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou lixo eletrônico. Todos esses termos se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas que devem ser descartados. E nesta geração, nestes tempos de tecnologia, muita coisa é “guardada” e jogada fora de maneira inadequada.
Vale ressaltar que mesmo que sejam itens que possam ser comprados em quaisquer lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. “Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, contamina o lençol freático e o solo”. Por isso, ações neste sentido são essenciais para que estes objetos sejam descartados de maneira correta e tenham um destino próprio e que não prejudica o meio ambiente. 
Quem tiver alguma peça que precisa ser ecologicamente bem descartada, neste sábado ocorre um mutirão do lixo eletrônico em Presidente Prudente. Serão quatro pontos de descarte, sendo no primeiro das 8h às 16h e nos demais das 9h às 13h: 1 – Parque do Povo, no recuo da Avenida 14 de Setembro, em frente à TV Fronteira; 2 – Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Ennio Botelho Perrone; 3 – Parque Alvorada, no CEU (Centro de Artes e Esporte Unificado) Professor Samuel Brondi; e no 4 – Conjunto Habitacional João Domingos Netto, na Praça do Wi-Fi. Hoje, haverá coleta nos distritos: Ameliópolis – 8h, Eneida – 9h, Floresta do Sul –10h e Montalvão – 14h.
O mutirão é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico, cujos componentes, especialmente os metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Então, junte seu lixo eletrônico e leve até o ponto de coleta mais próximo e colabore com o meio ambiente.
 

Publicidade

Veja também