Lojas de aluguel de trajes se recuperam da crise pandêmica

Após um longo período de estagnação e retração, um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia começa a se reerguer

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/05/2022
Horário 09:15
Foto: Cedida
Roberta Campos aproveitou período da pandemia para aperfeiçoar logística interna da empresa
Roberta Campos aproveitou período da pandemia para aperfeiçoar logística interna da empresa

Um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia, em seu momento mais crítico, o de eventos, sai da respiração mecânica para buscar novos ares! Lojas de aluguel de trajes enfrentaram um período bastante difícil, pois a demanda por vestidos e ternos para festas, como formaturas e casamentos, caiu drasticamente. Na verdade, durante muito tempo, todos os eventos foram totalmente impedidos de serem realizados. Ao ser indagada, se pensou em desistir do negócio durante a fase crítica da pandemia, a empresária Roberta Campos surpreende: “Posso afirmar, sem medo de errar, que durante a pandemia trabalhamos muito mais [risos]. Desistir jamais foi e será uma opção. Pelo contrário, podemos nesse período desenvolver e aperfeiçoar nossa logística interna, e assim, com o retorno total, termos resultados ainda melhores”, acentua ela.
Durante esse período de incertezas, a empresária compartilha com orgulho e satisfação com todos que nenhum colaborador foi desligado por motivos da pandemia. “A empresa tinha recursos para manter a operação saudável, e com isso aproveitamos para organizar a casa e desenvolver novos métodos de trabalho”, frisa a empresária.
Sobre valores nesse recomeço, Roberta frisa que os preços aumentam proporcionalmente ao da matéria-prima somente. Segundo ela, durante a pandemia, tinham e têm recursos para manter a operação e não refletir financeiramente nas noivas. “Inclusive, não cobramos das nossas noivas a correção prevista por lei. Temos vestidos guardados há dois anos sem nenhum valor pago a mais pela noiva. Mas temos casos de outras que quiseram trocar seus vestidos, e em alguns casos houve mudança de valor sim, mas por razões óbvias de vestidos de preços maiores”, explica.

“Desistir jamais foi e será uma opção
Roberta Campos

Focada em melhorias

Roberta destaca que, com o relaxamento das medidas e a retomada definitiva das atividades econômicas, desde setembro de 2021 vinham sentindo uma melhora do setor. “Inclusive, noivas de 2020 que estavam aguardando a flexibilização para se casar, conseguiram agendar suas datas e a grande maioria realizou este sonho ainda em 2021”, expõe a empresária Roberta Campos, que no centro da pandemia ainda parou para pensar em ajudar outros profissionais do ramo de aluguel de vestidos de noivas, criando a Fábrica Ideal Dresses, que tem filial nos Estados Unidos.
Como já publicado neste jornal em outra ocasião, com a fábrica, Roberta vende a base de vestido pronta para que os lojistas apliquem sua renda, criando assim a sua própria marca. Hoje estamos com a Roberta Campos Atelier, Agatha Noivas, Ideal Dresses e a Roberta Campos Atelier. 

Investindo online

Segundo a empresária, para que mantivessem seus números, desenvolveram campanhas online, o que resultou em um grande sucesso, ainda mais com o suporte de sua fábrica. Mas sentiram uma grande melhora com o atendimento presencial. “Acredito que irá melhorar ainda mais. Noivas que têm festa acima de 200 convidados e não abrem mão da pista de dança ainda estão no aguardo”, revela a empresária, e complementa que, mantendo os números com muita estratégia, 2020/2021 e 2022 estão com a porcentagem crescente prevista.
Roberta menciona que os casamentos no civil para alguns empresários foi uma opção para não parar. Mas não foi o método que ela desenvolveu pelo fato de estar focada em melhorias, novos métodos. “Sabia que a volta seria um item não fundamental para a coleção, porque muitas noivas compram o vestido do civil, por se tratar de um ‘dress’ de baixo custo”, explica.

Publicidade

Veja também