Luan Leite é campeão Brasileiro de clubes

DE VENCESLAU Em disputa pelo Pinheiros, jogador de 16 anos já sonha com o futuro

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 15/11/2017
Horário 13:16

Ele iniciou nas escolinhas de base do time de basquete masculino de Presidente Venceslau e jogou em Presidente Prudente, cidade pela qual foi campeão Paulista no ano passado. Luan Leite, com apenas 16 anos, e seguindo as conquistas de sua carreira, foi campeão invicto do Campeonato Brasileiro de Clubes Sub-16, na última semana, em disputa pelo Pinheiros, camisa que defende no momento. Há três anos no esporte, ele conta que sempre sonhou em chegar longe no basquete, porém, tem se surpreendido com os ganhos cada vez mais altos. Lesionado, pós-competição, ele já se prepara para voltar à ativa e sonha com o futuro.

“Está sendo uma experiência incrível em minha vida, com novas oportunidades a cada dia mais”. Esse o sentimento expressado pelo pivô do Pinheiros, que tem crescido no esporte. À reportagem, Luan lembra que além de ser campeão Brasileiro, pôde jogar com atletas de vários outros times, o que tem ajudado a melhorar sua técnica de jogo, pela troca de experiências durante a interação. A final do Brasileiro foi entre Pinheiros e Minas, no qual teve a participação de 26 equipes do Brasil.

Nesse cenário, Luan ressalta que isso mostra que optou pelo caminho certo e já garante que tem planos futuros. O basquete dos Estados Unidos é muito comentado e muitos dos atletas que sonham em crescer no esporte, pensam em jogar lá. Mas ele não. “Dentre os meus sonhos, a minha vontade é jogar na Europa, diferente de muitos, admito”. Questionado por suas razões, ele conta que a técnica utilizado na modalidade europeia desperta mais vontade nele, e ele acredita ser um estilo mais parecido com o seu.

Estilo esse que foi formado aos poucos e iniciado aqui na região. Foi em 2013 que ele começou nas escolinhas de base do time de basquete masculino de Presidente Venceslau e, daí em diante, foi se adaptando às mudanças de equipe. Contudo, Luan lembra que sempre que possível vem para região, não para descansar, mas sim treinar com seus antigos colegas, pois entende que não pode abandonar as origens e vê com total importância a intenção de manter esse vínculo.

Quem admira isso é seu primeiro professor, André Oliveira, técnico da equipe masculina venceslauense. Ver o atleta “voando alto” e atingindo os objetivos, mas sem deixar de rever as raízes, faz com o que ele sinta orgulho. “É uma sensação muito gratificante ver que ele está se dando bem, está feliz e ainda volta para casa”. Ainda de acordo com o treinador, Luan tem tido a oportunidade de trabalhar em meio a uma estrutura “maravilhosa” e que só tem a contribuir para o crescimento dele.

 

“Está sendo uma experiência incrível em minha vida, com novas oportunidades a cada dia mais”

Luan Leite

pivô

 

Inspiração

A prova de que o jogador não esquece mesmo das origens foi a resposta dada por ele, ao ser questionado pela reportagem sobre quais inspirações o ajudam a seguir o caminho. Sem pensar, ele nomeia o treinador do time de basquete de Presidente Prudente, David Telles, como uma das pessoas em que se norteia para ir adiante. “Minha passagem em Prudente foi significativa, assim como a história dele [David Telles] comigo. Para mim isso é mais que inspiração”, finaliza Luan.

Publicidade

Veja também