Luiz brilha, Rodrigo decide: Grêmio Prudente precisa de empate para ir às semis

Goleiro interviu em chances claras de gols da Portuguesa e volante acertou de fora da área um petardo no ângulo para dar vitória por 1 a 0 sobre a Lusa no 1º capítulo das quartas 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2023
Horário 21:59
Foto: Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente
 Camisa 8 do Carcará, Rodrigo, anotou o único gol da tarde; o tento lembrou um gol semelhante marcado pelo volante dos “Invictos da Bêzinha” na Série A3 deste ano na derrota para o Rio Preto
Camisa 8 do Carcará, Rodrigo, anotou o único gol da tarde; o tento lembrou um gol semelhante marcado pelo volante dos “Invictos da Bêzinha” na Série A3 deste ano na derrota para o Rio Preto

O coletivo falou mais alto na chuvosa tarde de sábado, mas as importantes defesas do goleiro Luiz e o petardo conectado de fora da área pelo volante Rodrigo no gol do Grêmio Prudente tiveram os maiores ecos na emblemática vitória de 1 a 0 do Carcará sobre a Portuguesa de Desportos, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, no 1º capítulo dos 180 minutos de quartas de final da Copa Paulista

Os 90 minutos finais do duelo serão decididos no sábado, às 15h, no Estádio do Canindé. O Carcará, até então azarão do confronto, tem a vantagem do empate para a avançar às semifinais da copa estadual. Em caso de vitória da Lusa pelo placar mínimo, que continua com o favoritismo ao seu lado, a disputa será decidida nos pênaltis. 

Hoje, o plantel do Carcará se a reapresentou e treinou no período da tarde no Estádio Caetano Peretti já com os olhos voltados para a partida decisiva na capital paulista no final de semana. No aspecto torcida, a Fúria Prudentina anunciou que está organizando uma caravana rumo ao Canindé e que 30 pessoas já colocaram nome lista do “busão” que sairá de Presidente Prudente rumo a São Paulo, provavelmente, na sexta-feira. 

Duelo emblemático e vitória do Carcará

A combinação vento gelado e chuva fina, que caiu ao longo da tarde de sábado em Prudente, não espantou os torcedores e torcedoras do Grêmio Prudente do Prudentão. Mais de 2,2 mil almas viram em corpo físico um duelo aguerrido entre Carcará e Lusa, temperado pela chuva miúda que molhava o gramado do estádio no decorrer dos 90 minutos, enquanto cada palmo de grama era disputado pelos atletas no xadrez tático entre os jovens técnicos Ademir Fesan, do Grêmio Prudente, e Leandro Zago, da Portuguesa. 

Num duelo de 180 minutos que se divide em 90 por jogo e é disputado em quatro tempos de 45, a Portuguesa foi melhor na primeira etapa do capítulo inicial das quartas no Prudentão. O Grêmio Prudente até pisou na área adversária nos primeiros minutos do confronto, porém foi a Lusa que chegou com mais perigo ao gol adversário. Aos 15 minutos, após Matheus Teta ter a carteira batida na meia-lua da grande área, o “liso” atacante Chrigor emendou, de canhota, um forte chute rasteiro no canto esquerdo de Luiz. O experiente goleiro Carcará se esticou todo para fazer espalmar e ficar a com bola na sequência da defesa. 

Cinco minutos depois, pelo flanco direito, a Lusa tentou um cruzamento na área de defesa do Grêmio Prudente, o atacante Bortuluzzo fez o pivô e serviu o meia Serginho que chapou de direita e mandou a bola por cima. 

Aos 30 da primeira etapa, mais uma defesa de Luiz numa tentativa de fora da área de um dos estreantes da tarde, o volante Dudu Miraíma. Um minuto depois, o experiente goleiro do Carcará operou um milagre ao estilo “Gordon Banks” na Copa do Mundo de 1970 numa cabeçada do Rei Pelé: pela esquerda, o camisa 7, Xandy, cruzou na área e achou Chrigor completamente livre na área gremista, o artilheiro cabeceou como manda o manual, a bola quicou no gramado e Luiz se desdobrou para praticamente em cima da linha mandar a pelota por cima do gol. 

A partir dos 40 do primeiro tempo, dentro de seu ninho, o Carcará tomou fôlego para tentar bicar a Lusa: após bom passe de Félix e numa bela jogada de pivô, o atacante estreante Maranhão ganhou do zagueiro no jogo de corpo, finalizou colocada de perna direita e obrigou o goleiro adversário, Rafael Paschoal, a fazer grande intervenção.  

O gol e a raça para segurar a vitória

No intervalo, o técnico Ademir Fesan sacou o atacante Thiago Rubim, que destoou na primeira etapa, e mandou a campo outro estreante da tarde, o novo camisa do 10 do Carcará, Jonatha. O Grêmio Prudente voltou mais quente, ligado e pisando na área adversário desde o primeiro giro do ponteiro no segundo tempo. 

Numa delas, aos 6, Jonatha tentou de primeira na entrada da grande área e espirrou o taco. Em outra, aos 7, Lucas Gosta acertou cabeceio na cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, mas a bola não ganhou força e ficou fácil para Rafael Pascoal. 

Foi em uma investida aos 12 minutos do segundo tempo que o Carcará bicou de vez a equipe do Canindé. Numa jogada trabalhada e já próximo da grande área defensiva da Lusa, Matheus Teta tocou para Rodrigo. O volante camisa 8 do Prudente ajeitou o corpo, a bola e desferiu um “tirambaço” com a perna direita sem chance alguma para o goleiro da Lusa, que mal viu a pelota morrer em seu ângulo direito: Grêmio Prudente 1 x 0 Portuguesa. 

Após o gol, o Carcará fechou a casinha e tentava nos contra-ataques matar o jogo, muito por meio das investidas pelos flancos. O atacante Brown, o mano, fez certa fumaça na zaga lusitana, mas o Grêmio não chegou ao segundo. 

Pela Lusa, Chrigor até tentou no final, mas foi neutralizado pela segura zaga gremista, um dos pontos fortes do Carcará nestes primeiros 90 minutos das quartas. 

Nos outros confrontos

 Nos outros confrontos das quartas, o XV de Piracicaba venceu o Juventus da Mooca na Rua Javari por 2 a 0; o MAC (Marília Altético Clube) perdeu em casa, no Abreuzão, por 2 a 1 para o indigesto São José; e o Noroeste derrotou a Portuguesa Santista por 1 a 0 em Bauru. . 

Melhores momentos 

Confira os melhores momentos de Grêmio Prudente 1 x 0 Portuguesa: 

Coletiva de Ademir Fesan

 A seguir, veja a coletiva do técnico do Grêmio Prudente, Ademir Fesan, após a vitória sobre a Lusa no 1º jogo das quartas de final da Copa Paulista, no Prudentão: 

Coletiva de Leandro Zago

Confira a entrevista coletiva do técnico da Portuguesa, Leandro Zago: 

Ficha Técnica de Grêmio Prudente 1 x 0 Portuguesa

Competição: Copa Paulista 2023 – Mata-mata: 1º jogo das quartas de final
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino, o Prudentão, Presidente Prudente (SP);
Data e horário: 09/09/2023, às 16h. 
Público presente: 2.278 pessoas.
Renda: R$ 31.216.

Equipe de arbitragem: árbitro Thiago Lourenço de Mattos; árbitro assistente 1 Gustavo Rodrigues de Oliveira; árbitra assistente 2 Italo Magno de Paula Andrade; quarto Clayton de Oliveira Dutra.

Cartões Amarelos: Grêmio Prudente: Rafael Milhorim; Portuguesa: Tauã.
Gols: Grêmio Prudente: Rodrigo (12’/2T)

Grêmio Prudente: Luiz;  Rafael Compri (Guizão), Rafael Milhorim, Lucas Costa, Félix e Leocovick (Luquinha); Matheus Silva, Rafael Potiguar e Rodrigo (Brown); Thiago Rubim (Jonatha) e Maranhão (Nonato).  Técnico: Ademir Fesan.
Portuguesa: Rafael Pascoal, Hudson, Robson, Patrick e Eduardo Diniz; Dudu Miraíma (Adriano Junior), Tauã e Serginho (Paraizo); Xandy (Luiz Felipe), Pedro Bortoluzo (Renan Gorne) e Chrigor.  Técnico: Leandro Zago.


 

Publicidade

Veja também