Luiz Komoda expõe obras alusivas ao centenário

Arte abstrata em forma de liberdade, podem ser apreciadas até o dia 28 de setembro na Galeria Takeo Sawada, do TCPP

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 14/09/2017
Horário 15:19

A arte abstrata em forma de liberdade. É assim que o artista plástico Luiz Komoda, 67 anos, define as suas 16 telas, que estão expostas no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), em comemoração ao centenário do município. A mostra é aberta ao público, e pode ser apreciada até o dia 28 de setembro, das 7h até às 22h.

Segundo o artista, oito pinturas são obras que ele considerava não satisfatórias e que, anos mais tarde, foram retrabalhadas até chegarem ao “ponto” que o satisfez. As demais foram planejadas e saíram exatamente como no projeto inicial.

“A arte traz o senso de ver esteticamente e retrabalhar aquilo que não está tão explicito. É um trabalho muito humano e mexe com partes do inconsciente e consciente. Eu quis trazê-las durante o centenário, porque elas representam a liberdade conquistada em todos estes anos de existência”, explica Komoda.

Conforme o pintor, a técnica abstrata, utilizada nas telas expostas, apresenta cores vivas, que se complementam e dão ao público o poder de interpretação pessoal, até que cada um encontre a sua própria identidade e opinião sobre o contexto delas. Para ele, esta é a capacidade de se fazer uma arte livre.

 

Cinco décadas

Envolvido com o cenário artístico da cidade há 50 anos, o prudentino conta que esta é a primeira vez em que produziu um trabalho voltado especialmente para uma comemoração da cidade, apesar de sempre expor suas peças em eventos e cerimônias, e se sente lisonjeado com a oportunidade.

“É muito singular fazer parte do contexto histórico dentro da cidade. Eu nasci aqui em Prudente e muitos já me conheciam pelas minhas exposições, mas, desta vez, eles me conhecerão pela temática que este projeto envolve. Eu participei de boa parte do contexto dentro destes 100 anos, e ainda faço parte, já que tenho muitas memórias pintadas, e em minha mente, que envolvem este município”, exclama.

Além da pintura, Luiz Komoda também produz trabalhos de fotografia, design gráfico em carros, fachadas e logotipos, além de escrever crônicas sobre conteúdos diversos. Ao longo da carreira, coleciona prêmios de salões de artes plásticas, de fotografia em nível nacional, concursos de design, concurso de frases e participação em festivais, como o Festival de Cinema Super 8.

Publicidade

Veja também