Lumen et Fides oferta atendimento junto ao Centro Especializado em Reabilitação de Prudente

Atualmente, cerca de 200 pacientes são atendidos pelo programa, que, juntos, totalizam 800 assistências em saúde ao mês; programa atende de crianças a idosos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2022
Horário 05:42
Foto: Luciana Nelli
Centro conta com equipes multiprofissional e interdisciplinar
Centro conta com equipes multiprofissional e interdisciplinar

O CER-II (Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente), anexado o à Lumen et Fides, oferece e executa suas ações de reabilitação/habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipes multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social. Este serviço é referência em dois tipos de deficiência: física e intelectual que se enquadrem no rol de Cids autorizados. Atualmente, cerca de 200 pacientes são atendidos pelo programa, que, juntos, totalizam 800 assistências em saúde ao mês.

O diretor administrativo-financeiro da entidade, Manoel Dionísio Filho, explica que o ingresso da Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas - Lumen et Fides ao CER se deu por uma proposta da DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), à época dirigida por Jorge Yochinobu Chihara (in memoriam). “A característica do serviço da Lumen, no entender do Jorge, se enquadraria ao ofertado pelo programa do SUS (Sistema Único de Saúde), e poderia suprir uma necessidade regional da saúde”, recorda.

As tratativas para habilitação, portanto, iniciaram em meados de 2016. Passada está fase, foi necessário promover algumas adequações nas instalações da associação, a fim de promover o atendimento à população de 45 municípios que compõem o DRS-11. A publicação da habilitação da Lumen ao CER se deu em dezembro de 2020. Após este período, os profissionais passaram por treinamentos, e a partir de outubro de 2021, deram início aos trabalhos. 

 

Ingresso do usuário

O Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente atende de crianças a idosos com os dois tipos de deficiência: física e intelectual. A coordenadora do CER, Luciana Cristine Fernandes Tanaka, por sua vez, detalha que o ingresso do usuário é realizado via Croos (Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde) por meio de encaminhamento médico das unidades de saúde, da rede hospitalar e da Atenção Básica do município, respeitando o tipo de deficiência apresentada.

“O paciente vem, através do Cross, para uma especialidade médica. Hoje, temos atendimento médico nas especialidades de ortopedia, neuropediatria, neurologia, pediatria e psiquiatria”, explica. “Após passar por uma avaliação médica, o profissional faz uma prescrição terapêutica, ou seja, uma sugestão do que aquele paciente se beneficiaria na reabilitação. Depois disso, nossa equipe multiprofissional nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social, avalia esse paciente, para depois darmos início ao tratamento”, acrescenta.

 

Lumen Et Fides

A Lumen et Fides, instituição fundada em 15 de maio de 1987, em Presidente Prudente, foi criada por  um grupo de pais que buscavam tratamento adequado para seus filhos com deficiência física ou intelectual. Seu objetivo é atender crianças, adolescentes e adultos com disfunção neuromotora ou doenças neuromusculares e a pessoa com TEA (transtorno do espectro do autismo), oferecendo tratamento de reabilitação e habilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional.

A atuação da Lumen abrange moradores de Prudente e região e é caracterizada por um trabalho interdisciplinar de equipe técnica, para quem necessita de condições especiais para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, social e de comunicação.

 

 

Publicidade

Veja também