Aluno do 6º termo da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), João Gabriel Katsumi Utimura Zorzatto foi contemplado com a Bepe (Bolsa de Estágio e Pesquisa no Exterior).
A concessão da bolsa é da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), tendo como instituição de destino a Universidade Autónoma de Madrid, na Espanha, para onde foi no dia 13 deste mês e ficará até 28 de janeiro de 2026.
“Essa bolsa é muito concorrida entre a pós-graduação e fiquei espantado quando fui contemplado. Provavelmente, sou o primeiro aluno de graduação da Medicina a conseguir a Bepe”, comenta.
A pesquisa que realiza concentra-se na física médica para desenvolver tecnologia em saúde. Seu projeto é sobre revestimentos com nanopartículas de ZnO (óxido de zinco), explorando propriedades antimicrobianas para aplicar em ambientes hospitalares.
João Gabriel é morador de Álvares Machado, onde fez o ensino médio no Colégio Anglo Aquarella, e escolheu estudar na Unoeste para ficar perto da família e por ser uma instituição que, segundo ele, "estimula e proporciona ao aluno pesquisar desde a graduação".
Na Unoeste, tem a orientação da professora doutora Ângela Kinoshita. Na universidade espanhola, foi recebido pelo pesquisador científico Fernando Rubio Marcos, do ICV (Instituto de Cerâmica e Vidro).
A Bepe contempla o projeto com o seguinte título: “Caracterização microestrutural de tintas por nanopartículas de óxido de zinco”.
Ângela conta que o avaliador para a concessão da Bepe considerou "de excelência o conteúdo, o local de destino, o orientador na Unoeste e o supervisor no exterior, bem como o desempenho de João Gabriel na iniciação científica".
Também atribui a conquista de seu orientando ao fato de já existir cooperação prévia entre o grupo de pesquisa que lidera com o pesquisador Fernando Rubio Marcos.
“Sobre o projeto, por se tratar de estudante da graduação, foram propostos experimentos para que sejam possíveis de serem concluídos no prazo de três meses, aproximadamente correspondente ao período de recesso do curso de Medicina”, explica.
“Esses experimentos envolvem uso de técnicas sofisticadas de caracterização do material objeto de estudo [morfologia, cristalografia, ligações moleculares, entre outros]. que serão associadas aos experimentos conduzidos na Unoeste”, pontua.
Ângela destaca o amplo apoio da equipe de gestão da Famepp, na pessoa da coordenadora Nilva Galli, para que o aluno João Gabriel esteja vivendo a realização da sua conquista, com o intercâmbio na Espanha.