Machado registra 90 mm de chuva

Entre hoje e segunda estão previstas pancadas isoladas na região, e a partir de terça-feira, bons volumes 

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/12/2021
Horário 20:50
Foto: Cedida/Antônio Saito 
Entrada de Machado ficou totalmente alagada na tarde desta sexta
Entrada de Machado ficou totalmente alagada na tarde desta sexta

Chuvas de verão. Calorão e do nada vem a chuva. Na tarde desta sexta foi bem assim, muita gente foi pega, como se diz, de calças curtas. Uma boa chuvinha caiu na região. E em alguns pontos foi até mais forte, como em Álvares Machado, que teve até alagamento e enxurrada. Segundo o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, na cidade vizinha a Presidente Prudente choveu quase 90 mm (milímetros). Já no campus 2 da Unoeste  foram quase 65 mm, ou seja, 25 mm a menos.
“O maior volume previsto era para hoje. Entre amanhã e segunda-feira as chuvas serão mais isoladas na região, com pancadas. A partir de terça-feira, bons volumes estão previstos. Por estes dias, temperaturas máximas próximas a 33°C e mínimas próximas a 20 °C”, expõe o professor. 
Algo que geralmente algumas pessoas não entendem e ficam se perguntando é a questão de como em uma mesma cidade pode chover mais em alguns pontos do que em outros? E às vezes tem locais que sequer cai uma gota. Alexandrius explica que são chuvas convectivas. É um padrão normal das chuvas de verão.
“Dezembro tem sido assim. Chuvas muito irregulares na região. Tem lugar que não choveu 30% do normal”, completa o professor da Unoeste.

SERVIÇO
Quer ficar atualizado sobre o clima e se precaver para não tomar aquela chuvinha? Você pode seguir pelo Instagram @unoesteclima, onde o professor Alexandrius de Moraes Barbosa sempre emite alguns alertas, prognósticos sobre o assunto, na região do oeste paulista.

Publicidade

Veja também