Maestro retrata 100 anos de música de Prudente em livro

E como tantos trabalhos de referência dois grupos que marcaram a década de 60, “Os Sombras” e “Os Temperamentais” revivem a época em show, às 20h, desta sexta-feira, no Matarazzo

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 18/10/2017
Horário 12:25
Arquivo, Sergl ressalta influência musical de da bandas em seu livro
Arquivo, Sergl ressalta influência musical de da bandas em seu livro

O ano do centenário prudentino vem sendo contextualizado e relembrado de muitas formas por personalidades que reviveram histórias da cidade, na arte, no esporte, ou seja, na vida de um modo geral. E um exemplo disso é o maestro filho da terra, Marcos Júlio Sergl que retrata os “Cem Anos de Música em Presidente Prudente”, em seu mais novo livro, que será lançado no Centro Cultural Matarazzo, no dia 6 de novembro. A obra retrata momentos memoráveis, marcantes do cenário musical da cidade, como os tempos de rock and roll que se tornou sucesso pelo som dos jovens que integravam os grupos “Os Sombras” e “Os Temperamentais”, durante a década de 1960, e que às 20h desta noite relembrarão a época de ouro em um show com músicas de lendas do gênero musical do período, no palco do teatro Paulo Roberto Lisboa.

Personalidades importantes! É assim que ao contextualizar a música prudentina, naquele período, Sergl conta que Os Sombras e Os Temperamentais “arrastavam centenas de amigos e fãs aos seus shows realizados, até mesmo fora de Prudente, em carros de lotação, garantia de casa lotada e, consequentemente, sucesso de bilheteria”.

Em seu trabalho, o autor relata que os grupos, além de talentosos, também tinham o balanço e a constante renovação do repertório. Cantavam solos e sucessos do tempo da jovem guarda, do iê-iê-iê e The Beatles.

 

Bem amparados

Assessorados por Renato Severino da Silva, atual empresário do ramo musical que, na época, elaborava aparelhos testados pelas bandas como a câmara de eco para instrumento e voz, que funcionava com fita magnética. Papel importante, segundo Renato, desempenhado ao lado dos grupos, pois contribuiu posteriormente para a fundação de suas empresas Sonotec e a Staner, ícones nacional e internacional quando o assunto é aparelhagem sonora. “Minha participação sempre foi nos bastidores, onde fazia de tudo um pouco, menos tocar, pois jamais aprendi  algum instrumento. Fui contratado pelos grupos fundadores para dar assistência técnica aos equipamentos eletrônicos, principalmente um recém adquirido órgão eletrônico que acabou recebendo o apelido de ‘maestro’, pois onde desembarcava dava um conserto”, lembra o empresário.

Conforme Renato “o período de sua participação coincide com o auge da carreira dos grupos, onde pudemos contabilizar grandes realizações, pois obtivemos respeitável conceito, conhecemos e nos tornamos conhecidos em boa parte do Brasil, deixando para trás um rastro de, ‘queremos vê-los novamente’ por todos  os lugares pelos quais nos apresentávamos”, recorda saudosista.

 

Relevância musical

Também apaixonado por música, o publicitário Raul Audi se classifica como grande simpatizante dos grupos e eterno apoiador do movimento musical que trouxeram na década de 60. Sócio proprietário da agência Audi Comunicação, o prudentino, apesar de jovem, se envolveu com a apresentação das bandas nesta noite, como forma mais de contribuir para que o público atual possa ter contato com a emoção que estes músicos causavam lá nos anos 60, além de trazer de volta os sentimentos daqueles que tiveram o prazer de acompanhar Os Sombras e Os Temperamentais.

“Eles foram bandas consagradas, de muito sucesso pelos lugares que passaram. Vale a pena reviver o rock que faziam e acredito que seja uma boa oportunidade para eternizar e deixar na memória o talento de todos eles”, ressalta Raul.

 

O show e as bandas

Sabe aquele momento especial em que o público poderá relembrar as músicas e os momentos que marcaram suas vidas? Então, é hoje! Os pioneiros de Os Sombras e Os Temperamentais reviverão no show o repertório que apresentavam em suas épocas de juventude.

As influências? Só lendas dos anos 60, que marcaram revoluções significativas no estilo de vida e no pensamento social, como: The Beatles, Rolling Stones, Renato e Seus Blue Caps, Os Incríveis, além de músicas italianas.

“Queremos relembrar as canções que realmente fizeram parte da nossa história. A última vez em que nos reunimos foi em 86, há 31 anos e, por isso, desde agosto estamos nos preparando, ensaiando e corrigindo erros para que, apesar dos vários anos de distanciamento que tivemos da música, consigamos transmitir momentos de felicidade e prazer, que sempre foram o foco de ambos os grupos”, ressalta o ex-integrante de Os Temperamentais, Laert Bueno.

Ao lado dele, sobem ao palco os ex-integrantes Deodato, Nélio, Renato, Paulinho, Tonhão, Arlindo e Adalberto: todos da primeira formação de Os Temperamentais. Da parte de Os Sombras, a participação será marcada pelo ex-integrante e pioneiro Jair Romano, responsável por ceder seus conhecimentos na guitarra e também o porão da casa durante os primeiros ensaios do grupo na década 60, junto com Julinho, Pelé e Carrara.

Publicidade

Veja também