Maio Amarelo busca reduzir acidentes de trânsito

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 05/05/2017
Horário 09:58
 

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Foi com esse objetivo que foi lançado ontem à noite, em Presidente Prudente, o Movimento Maio Amarelo. Às margens da Avenida Coronel Marcondes com a Avenida 11 de Maio, quem passou pelo local pode conferir o pontapé inicial na programação da campanha, que é promovida pela Prefeitura, por meio da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), em parceria com o Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

Jornal O Imparcial Lançamento do Maio Amarelo discutiu ações que podem prevenir acidentes de trânsito

Participante da campanha pelo quinto ano consecutivo, a cidade, de acordo com o secretário da Semav, Osvaldo Francisco da Silva, possui um bom índice de redução, quando se fala de acidentes de trânsito. No entanto, ele garante que não é por isso que a mensagem deve deixar de ser repassada. "Se analisarmos os números do município nos últimos três anos, há uma ligeira queda, de forma constante. O ideal é reduzir a zero. Para que isso ocorra é necessário que seja sempre comentada e fomentada a importância de termos atenção nas vias, de modo a prevenir ocorrências não só neste mês, mas diariamente", afirma.

Ainda de acordo com o secretário, a prevenção não corrige só as mortes, mas também as consequências sociais que são adicionadas. "Lógico que a vida é o bem mais precioso e que deve ser resguardada com prioridade, porém, temos que lembrar que a falta dela reflete em uma empresa com um funcionário a menos ou a perda de um pai de família. E sim, isso desencadeia outros problemas sociais", completa.

E, conforme dito pelo secretário da pasta, é um pensamento que deve abranger todos os envolvidos. O superintendente do Detran, Antônio Rolnei, lembra que maio é o mês simbólico, mas a ação deve permanecer durante o ano todo. "Por ano, são registrados no Brasil mais de 43 mil mortes e 200 mil acidentes. A nossa função, além de evitar e reduzir isso, é entender as sequelas que isso causa. Para isso, o Detran também mobiliza uma ação dentro do Maio Amarelo, o chamado ‘Foca no trânsito’, que visa tirar a atenção de celulares, crianças e demais distrações, e transferi-la para a direção do veículo", explica.

 

Movimento paulista

O Maio Amarelo também faz parte da programação que integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, promovido pelo governo do Estado, em parceria com o Detran. O superintendente explica que a ação é movida a partir das verbas que são recolhidas em multas. Para Prudente, "foram repassados pouco mais de R$ 1 milhão, para que sejam aplicados em melhorias e projetos que fomentam a prevenção de acidente, como a própria campanha do Maio Amarelo".

A representante do Movimento Paulista, Maria Denise Rafael, ressalta que, hoje, 67 cidades do Estado participam do projeto, que integra o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária 2011-2020, da ONU (Organização das Nações Unidas). "Essa foi uma década escolhida, com a intenção de reduzir em 50% os acidentes de trânsito até o ano limite estipulado".

 

SAIBA MAIS

Por que maio e não outro mês? De acordo com Maria Denise, um estudo feito pela ONU, a partir dos países signatários da organização, identificou que o período em questão é o mais incidente no número de acidentes de trânsito, isso no mundo todo.

 
Publicidade

Veja também