Maio Amarelo: movimento alerta sobre trânsito seguro para todos

Semob promove ações como palestras, apresentações teatrais nas escolas municipais, eventos e intervenções

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 05/05/2025
Horário 16:42
Foto: Secom/Prudente
Intervenção com cadeiras de rodas em frente à Prefeitura conscientiza sobre uso correto de vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos
Intervenção com cadeiras de rodas em frente à Prefeitura conscientiza sobre uso correto de vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos

O Movimento Maio Amarelo foi criado com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para as mortes e feridos no trânsito. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. Em Presidente Prudente, segundo a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), no mês de maio as ações de conscientização no trânsito são intensificadas.

Na manhã desta segunda-feira (5), a Semob, com o apoio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), Cart-SP (Concessionária Auto Raposo Tavares), Tiro de Guerra, Polícia Militar, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realizou uma intervenção em frente à Prefeitura.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a intervenção mostrou cadeiras de rodas posicionadas em vagas comuns de estacionamento, em um gesto de conscientização sobre o uso correto de vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos, na tentativa de promover o respeito, a empatia e a responsabilidade no dia a dia do trânsito.

Ações do Maio Amarelo

De acordo com Luiz Henrique Oliveira da Cruz, da coordenação de educação para o trânsito da Semob, durante todo o mês de maio serão realizadas várias atividades em relação ao movimento, como a exposição de veículos envolvidos em acidentes (que já estão expostos em alguns pontos da cidade), cursos de direção defensiva, palestras, apresentações teatrais em todas as escolas municipais, atividades práticas, além do evento “Maio Amarelo e Suas Tribos”, no Centro de Eventos do IBC, nos dias 17 e 18 de maio, onde vão ser realizados serviços de conscientização no trânsito, serviços de saúde, exposição de carros e motos, flash tattoos, desfile de pin ups e música ao vivo. “O objetivo do movimento é sempre conscientizar as pessoas, independentemente da idade, de modo que não ocorram mortes no trânsito, afinal, nenhuma morte deve ser aceita”, afirma Luiz Henrique.

Acidentes

Segundo Luiz Henrique, conforme o Infosiga - sistema que monitora acidentes de trânsito para o governo paulista - em 2023 foram registrados 1.498 acidentes em Prudente. Em 2024, foram 1.465.

Luiz acrescenta que em Prudente, segundo o Infosiga, foram 20 óbitos no trânsito em 2023 e 18 em 2024. Se compararmos o mesmo período - janeiro a abril - deste ano temos:

- 2023: 8 mortes
- 2024: 8 mortes
- 2025: 5 mortes

Foto: Sinomar Calmona


Veículos envolvidos em acidente estão em exposição em alguns pontos da cidade

Publicidade

Veja também