Maio, Mês Mariano

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 02/05/2021
Horário 04:30

A Igreja reservou maio para mais intensa e devotamente manifestar o seu amor filial à Virgem Maria por meio de variegadas devoções. Recordo-me da canção do padre Zezinho “Maria de minha infância” que diz: “Eu era pequeno, nem me lembro/ Só lembro que à noite, ao pé da cama/ Juntava as mãozinhas e rezava apressado/ Mas rezava como alguém que ama./ Nas Ave-Marias que eu rezava/ Eu sempre engolia umas palavras/ E muito cansado acabava dormindo/ Mas dormia como quem amava”. E me vejo cantando forte o refrão: “Ave-Maria, Mãe de Jesus/ O tempo passa, não volta mais;/ Tenho saudade daquele tempo/ Que eu te chamava de minha mãe:/ Ave-Maria, Mãe de Jesus/ Ave-Maria, Mãe de Jesus”.
A segunda estrofe, referindo-se ao passar do tempo, fala da perda da inocência infantil quando se acaba distanciando da fonte da vida e da graça. “Depois fui crescendo, eu me lembro/ E fui esquecendo nossa amizade./ Chegava lá em casa chateado e cansado/ De rezar não tinha nem vontade./ Andei duvidando, eu me lembro/ Das coisas mais puras que me ensinaram./ Perdi o costume da criança inocente/ Minhas mãos quase não se ajuntavam”. Mas há nalgum momento a oportunidade da reflexão (seja pelo amor, seja pela dor) para retomar o bom caminho, para reconectar-se com as origens, para redescobrir as belezas cujo tempo empoeirou. “O teu amor cresce com a gente/ A mãe nunca esquece o filho ausente./ Eu chego lá em casa chateado e cansado/ Mas eu rezo como antigamente./ Nas Ave-Marias que hoje eu rezo/ Esqueço as palavras e adormeço/ E embora cansado, sem rezar como eu devo/ Eu de Ti Maria, não me esqueço”.
No ano passado, o papa Francisco escreveu uma carta aos fiéis de toda a Igreja: “No mês de maio o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria. É tradição rezar o terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos ‘forçaram’ a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-lhes a todos que voltem a descobrir a beleza de rezar o terço em casa, no mês de maio. Podem fazê-lo juntos ou individualmente: decidam vocês de acordo com as situações, valorizando ambas possibilidades. Seja como for, há um segredo para fazê-lo bem: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”. Atendamos ao apelo do Santo Padre e rezemos pelo amor, a paz e a harmonia nas famílias; pelo fim da pandemia e pelo nosso país. Rezemos!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também