Mais do que diversão, futsal promove valores, socialização e a saúde

EDITORIAL -

Data 12/08/2023
Horário 04:15

Que o futebol é uma paixão nacional isso já não resta dúvidas. Mas diversas outras modalidades vêm se destacando e ganhando adeptos pelo Brasil afora. Uma delas é o futsal que, jogado em quadras fechadas, podendo assim ser disputado mesmo em dias de chuva ou frio, também proporciona diversos benefícios ao corpo e à saúde.
Indicado para adultos e crianças, homens e mulheres, a prática desse esporte contribui para o emagrecimento (ajuda a perder gordura e queimar calorias), melhora o condicionamento físico (devido a todos os saltos, corridas e passes, o jogador ganha mais resistência cardiovascular e força física, trabalhando diferentes músculos do corpo), ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio.
Os benefícios vão além... Melhora a autoestima, a confiança e a socialização. Quem pratica futsal vai também interagir com outras pessoas, aprendendo, inclusive, a trabalhar em equipe, respeitar as regras e a ganhar e a perder.
Para quem se interessou pela modalidade ou sempre teve vontade de aprender, mas faltou oportunidade, esta é a hora! Uma parceria entre o Grêmio Prudente e a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), com apoio da Energisa, vai levar futsal de forma gratuita para o Residencial Cremonezi e bairros próximos. 
O projeto, que foi inaugurado na quinta-feira, é destinado a crianças de 7 a 14 anos, e vai funcionar no período da manhã, com aulas as terças e quintas-feiras. As inscrições estão abertas no Ginásio Estação Cidadania, local onde serão ministradas as aulas. O objetivo, além de formar o cidadão de bem, é dar a oportunidade, a quem se destacar, de fazer parte das equipes de base do Grêmio Prudente. E, quem sabe, fazer carreira.
Durante uma aula dessas de futsal, não há diferença entre os atletas, todos estão ali pelo mesmo sonho ou meta: jogar bola. Isso torna as crianças mais próximas uma das outras, diminuindo suas diferenças. Quem participar terá a oportunidade de aprender, mostrar o que sabe, se divertir, fazer amizades e, o mais importante, sair da rua e das telas. Uma forma de inserir os pequenos no esporte e incentivá-los no ensino do mesmo. Aproveite!
 

Publicidade

Veja também