Mais do que medalhas, Jogos Abertos do Interior promovem lazer e integração

EDITORIAL -

Data 11/10/2023
Horário 04:15

No domingo, em cerimônia realizada em São José do Rio Preto (SP), Presidente Prudente foi escolhida para sediar, em 2024 e 2025, as duas próximas edições dos Jogos Abertos do Interior, a maior competição poliesportiva da América Latina. Após 32 anos, o evento está de volta à cidade. Aos poucos, os detalhes serão divulgados por aqui. A previsão é de que as disputas, no ano que vem, ocorram na primeira quinzena de setembro, coincidindo com as atividades de aniversário do município e também com a Expo Prudente. 
Um ano tem pela frente... Mas as expectativas já começaram! Pois mais do que descobrir novos talentos para o esporte, proporcionar lazer e promover a integração entre as equipes participantes, o evento deve fortalecer o turismo local. Com a visita de pessoas de diversos lugares do Estado, que gastam com alimentação, hospedagem e transporte, uma competição como esta gera uma intensa movimentação no comércio e aquece, de forma significativa, a economia da cidade sede. 
Claro que conseguir medalhas é extremamente importante não só para a equipe, que está representando a cidade num evento tão tradicional, como para o crescimento profissional do atleta, que sonha com isso durante toda a carreira. Mas não é o feito principal proporcionado pelos Jogos.
A competição também promove a saúde, por meio da atividade física, incentiva a prática do esporte entre os atletas e entre as pessoas que assistem, divulgando ainda modalidades às vezes pouco conhecidas.
Até sábado, dia 14, ocorre a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, em São José do Rio Preto. A disputa, que começou no dia 4, conta com a participação de cerca de 8 mil atletas de 188 delegações, em 28 modalidades. Prudente participa em várias delas. 
O que se espera, com bastante tempo que resta para a organização, é que, assim como todo evento bem planejado, a segurança seja reforçada, a estrutura bem pensada. Que reformas ou melhorias necessárias sejam feitas. Que o público esteja lá para se divertir, fazer novas amizades, torcer pela sua cidade e levar, mais uma vez o nome de Prudente Brasil afora. Um momento de união e transformação através do esporte.
 

Publicidade

Veja também