Mais que uma folia popular, carnaval é um prato cheio à economia!

EDITORIAL -

Data 24/01/2024
Horário 04:15

O carnaval esse ano chega mais cedo e, quando menos esperar, as ruas já estarão tomadas pelo brilho e alegria da festa. Enquanto algumas cidades optam por conter as despesas e não realizar o evento, algumas estão há meses nos preparativos.
Em Iepê, por exemplo, conforme divulgado por aqui na última semana, haverá até concurso de blocos, com premiação em dinheiro e troféus. As inscrições estão abertas. Serão três noites de carnaval de rua, 10, 11 e 12 de fevereiro, a partir das 22h, com a animação da Banda Micareja Axé Music. A estrutura da festa será instalada na Avenida Jorge Salem, em frente ao Ginásio de Esportes, e contará com equipes de segurança contratados e apoio da Polícia Militar, garantindo a tranquilidade para os foliões de todas as idades.
Já em Presidente Epitácio, onde os desfiles tradicionalmente costumam reunir multidões, a Prefeitura pagou no início do mês, para três escolas que se apresentarão na folia - Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Comunidade Doce Mar, Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ribeira e Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Vila Maria -, a primeira parcela do contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 60 mil.
A partir de agora, as agremiações dão início aos trabalhos, com a criação dos sambas-enredos e apresentação das letras. Começam a confecção das roupas, ensaiam... Definem e divulgam os integrantes, preparam os carros alegóricos, se organizam como podem, para fazer bonito na festa! Os desfiles devem ocorrer nos dias 10 (sábado) e 12 de fevereiro (segunda-feira), no sambódromo montado na orla fluvial.
As expectativas são grandes em torno do carnaval no país inteiro. Muitas outras cidades da região devem divulgar a programação nos próximos dias. Uma oportunidade de muitos artistas, até então desconhecidos, divulgarem seus trabalhos, como é o caso dos músicos, compositores, estilistas, artesãos e costureiras, sem contar os ambulantes que podem conseguir um dinheiro extra, com a venda de “comes e bebes” nas avenidas. 
Bares e restaurantes lotados, hotéis e pousadas movimentadas, motoristas de transportes faturando, postos de gasolina, lojas e mercados sempre cheios... Além de proporcionar uma forma de lazer aos foliões, a festa acaba movimentando a economia e o comércio, atraindo visitantes de fora e, contribuindo assim, com a geração de emprego e renda para estes municípios. Uma festa para todos e aguardada por muitos! Prestigie!
 

Publicidade

Veja também