Mais uma vez, o sofrimento em quatro patas

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 09/05/2023
Horário 06:02

Infelizmente, a falta de amor ao próximo sempre vai existir em suas diversas esferas. Causar sofrimento no outro parece que é algo que move muita gente ruim e isso a medicina e psicologia podem explicar melhor. Mas, o que é visível aos olhos do ser humano e que causa angústia não precisa de diploma para ser sentido. 
Mais uma vez, um animal é vítima da maldade humana. Mais uma vez este espaço fala sobre o assunto. E o que é triste saber é que atrás dos casos que ganham destaque ou que a polícia fica sabendo e resgata, tem outros tantos que vão viver e morrer sofrendo.
Como noticiado neste diário, um homem de 26 anos e de nacionalidade chinesa foi autuado por maus-tratos a animais domésticos, no sábado, em Pirapozinho. Após denúncia, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até uma casa no centro do município para averiguar a veracidade da queixa. O responsável pelos animais foi notificado da denúncia e autorizou a entrada da equipe em sua residência para uma vistoria. No local, os policiais contabilizaram sete cães da raça pitbull, sendo três filhotes. O envolvido disse não ter tempo para realizar a limpeza do local, que se encontrava insalubre, cheio de fezes, sendo que um dos animais estava preso em uma corda curta, sem alimentação e água disponível, exposto ao sol.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Conforme pesquisa, há várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros. 
Que ainda possamos vivenciar um mundo que não exista nenhum tipo de violência e que todos os seres, humanos e animais, possam viver em paz e felizes, como em um conto de fadas.

Publicidade

Veja também