Mamão na Rua

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que também confunde alhos com bugalhos

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 27/04/2023
Horário 05:30

A Rua das Palmeiras, que fica no bairro prudentino da Cohab, parece ser pródiga, digamos, em árvores frutíferas. Lá, há abacateiro, pé de cajá-manga e, vejam só - até pés de mamão. São dois pés. Por falar nisso, pé de mamão é chamado de mamoeiro, como registram os dicionários. 
Além de mamoeiro, o pé de mamão tem outras denominações. Uma delas, se bem me lembro, é papaeira. Pelo jeito deve ser uma alusão ao mamão da espécie papaia, por sinal, muito saboroso e, hoje em dia, com preço salgado. Coisas do mercado.
Sobre os pés de mamão (lembrais-vos: mamoeiros), um deles é bem alto, enquanto o outro é um pouco mais baixo. Tem um detalhe: o "baixinho" é o "carregador de piano". O quero dizer com isso? Quero dizer que o mamoeiro menor está mais carregado de frutos, talvez uns 30 ou até mais do que o citado número. 
Já o mamoeiro "espigão", quer dizer, o mais alto tem menos frutos, algo em torno de 20. Por aí. Coisas da natureza e quem sou eu para contestar a natureza? Chamem a Embrapa. Até há poucos dias atrás os mamões dos dois pés ainda estavam verdes, mas apresentavam um crescimento expressivo, tão expressivo quanto a taxa de juros de 13,75%, que o presidente do Banco Central, Bob Fields Grandchild, não considera tão alta assim. Então tá, cara-pálida: conta a piada do papagaio fanho.
Logo os mamões entrarão na fase de amadurecimento, prontos para ser colhidos e consumidos. A safra de mamão na rua. Quem chegar primeiro carrega o "ouro", se me permitem parafrasear o compositor Sidney Miller na canção "Pois é, pra quê".  A pessoa pode até juntar alguns frutos para vender na feira livre da rua, que acontece às quintas-feiras. Se alguém questionar, basta dizer que mudou de ramo e que, agora, toca roça de mamão. Boa desculpa. É mamão com açúcar.

P.S.: Como todos sabem, com exceção dos veganos, o preço da carne baixou. Acontece que há churrascarias cobrando mais de R$ 100 pelo rodízio. Ou seja: mais de cenzinho por cabeça. O preço está mais alto do que o chifre do boi. Pelo jeito carne só para exportação.

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulações de fórmulas. Entregas em domicílio: 3006-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151. 
Atende todos os dias até 22h.

Publicidade

Veja também